vivemmais

Pergunte a 10 idosos sobre o seu segredo para a longevidade e você terá 10 respostas diferentes. Leve em conta que as pessoas são de países e culturas diferentes, assim a receita para a “fonte da juventude” poderá parecer difícil de definir.

 

Embora não exista nenhuma regra rígida e rápida para viver bem até os 80, 90 ou mesmo 100 anos de idade, as estatísticas de expectativa de vida no mundo dão uma visão do que mantém as pessoas mais jovens, por mais tempo.

 

Os países com o maior expectativa de vida média são invariavelmente países ricos com bons sistemas de saúde e onde as pessoas levam estilos de vida saudáveis. Dentro desse parâmetro, o Japão está no topo da lista, de acordo com dados divulgados em 2006 pela Organização das Nações Unidas.

 

A esperança média de vida no Japão é agora de 83 anos. Além do Japão, vários países têm expectativa de vida de 82 anos, entre eles: Alemanha, Austrália, Mônaco, San Marino e Suíça. Os países com uma esperança média de vida de 81 anos são o Canadá, França, Israel, Islândia, Itália, Espanha e Suécia.

 

Com uma expectativa média de vida de 78, aparecem empatados Eslovênia, Cuba e Estados Unidos, país este que fica atrás de outras nações industrializadas com economia e tamanho similares.

 

Existem ainda locais onde a super-longevidade é observada. A ilha de Okinawa, no Japão, por exemplo, é conhecida por sua grande população de centenários, assim como a Sardenha, na Itália. Segundo os cientistas, a chave para alcançar – e passar – de 100 anos nesses locais é uma combinação de genética, bons hábitos alimentares, exercício físico, redução de estresse e fortes redes sociais.

 

 

Fonte: Site de Curiosidades

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.