Uma engenheira brilhante de 34 anos construiu seu próprio telefone celular com um botão rotativo – e fez isso porque detesta mensagens de texto e smartphones complicados demais.

 

Justine Haupt passou os últimos três anos desenvolvendo o dispositivo da velha escola para que ele caiba no bolso, obtenha melhor recepção e mantenha a bateria com autonomia de até 30 horas.

 

Quando ela escreveu sobre o celular retrô em seu blog, o site caiu devido ao grande número de visitantes que clamam por admirar o gadget retrô.

 

Desde que Haupt foi inundada com pedidos de colegas inimigos de smartphones que imploravam por sua própria versão do telefone, ela agora está oferecendo kits de bricolage para o público.

 

A engenheira de instrumentação em astronomia do Laboratório Nacional Brookhaven, em Nova York, diz que foi inspirada a fabricar o telefone porque não gosta da cultura e do design dos smartphones.

 

“Trabalho com tecnologia, mas não gosto da cultura dos smartphones”, diz Haupt. “Não gosto da ideia de estar à disposição de alguém e ligar a cada momento e não preciso ter esse nível de acesso à internet.

 

“Eu nunca enviei uma mensagem e a construção deste telefone foi em parte para que eu tivesse uma boa desculpa para não enviar uma mensagem. Agora posso segurar o telefone e dizer: ‘Não, não posso enviar mensagens de texto’. ”

 

Embora Haupt tenha comprado um smartphone Samsung Galaxy para sua mãe e brincado com ela, ela disse que se livrou do dispositivo depois de um mês.

 

“Pensei em tentar, mas durou menos de um mês antes de voltar para o meu telefone flip”, ela lembrou. “Sou engenheiro, adoro tecnologia, mas o telefone não é o que quero fazer.”

 

“É absolutamente horrível”, acrescentou. “Quando você abre um aplicativo e deseja que ele desapareça, mas não sabe se está fechado – isso agrada a fibra do meu ser.”

 

A apreciação de Haupt pelos mostradores rotativos inspirou seu projeto.

 

“Eu tinha um telefone flip há muito tempo e tecnicamente ele pode enviar mensagens de texto, então eu queria um telefone ainda mais estúpido. Pensei: ‘por que não fazer um telefone com discagem rotativa?’ ”, Diz o engenheiro. “Queria que caiba no meu bolso, seja elegante, algo que eu realmente possa usar.

 

Haupt adquiriu um botão rotativo de um telefone antigo da Trimline, certificando-se de que o mostrador fosse pequeno o suficiente para caber em um telefone que escorregaria no bolso.

 

“Particularmente, consegui um que pudesse ser o mais compacto possível.”

 

Ela então comprou uma placa de desenvolvimento de rádio para celular da empresa de hardware Adafruit, a fim de construir um protótipo básico de prova de conceito antes de projetar seu próprio circuito.

 

Haupt usou uma impressora 3D para criar a capa do telefone celular e adicionou botões de discagem rápida para ligar para o marido, David Van Popering, e sua mãe, Lorraine, com apenas um clique.

 

“Se eu quiser ligar para o meu marido, posso ligar para ele pressionando um único botão”, diz Haupt. “Posso ligar para as pessoas mais rapidamente neste telefone do que no meu telefone antigo. Em casos raros, quando desejo ligar para um novo número, uso o botão rotativo e é uma experiência tátil e divertida. ”

 

Haupt também adicionou uma tela ao telefone para que ela pudesse ver mensagens e chamadas perdidas.

 

“É um e-paper real, o mesmo material que você encontra nos Kindles. Esses tipos de monitores são legais e são subutilizados em tecnologia. ”

 

O telefone usa um cartão SIM pré-pago da AT&T, compatível com o rádio do telefone celular.

 

“Eu nunca esperava ser viral com isso”, disse Haupt. “Eu não queria vendê-lo no começo, mas todo mundo estava clamando e recebi muitos e-mails de pessoas implorando para comprar um telefone, e (então) alguém sugeriu que eu deveria fazer um kit”.

 

Os clientes podem comprar o kit, que inclui a placa de circuito e as peças impressas em 3D, da empresa Sky’s Edge por US $ 170 – embora precisem adquirir seu próprio seletor rotativo.

 

“Agora, estou pensando em fazer um kit mais inclusivo que venha com tudo que você precisa”, acrescentou Haupt.

 

Fonte: Good News Network


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.