A nova onda do Whatsapp é a lenda urbana de “Momo”, o misterioso número que liga para as pessoas. Se você ainda não viu nada sobre, imagine: você está mexendo no seu celular tranquilamente quando de repente recebe uma ligação de um número desconhecido. Junto com isso, vem acompanhada uma imagem bizarra de um ser sobrenatural. Isso é estranho e muito assustador. As pessoas de várias partes do mundo estão assustadas com esse caso que viralizou na internet nos últimos dias.

 

Tudo começou quando um suposto desafio apareceu nas redes sociais. Alguém compartilhou o número de telefone (+81435102539) dizendo que o mesmo era amaldiçoado. O mais curioso é que o (+81) indica ser um número de algum lugar localizado no Japão. De acordo com usuários do Twitter, a pessoa por trás desse número é “Momo” e ela sabe conversar em vários idiomas. Alguns usuários ficaram com muito medo, outros preferiram levar tudo na brincadeira e não esboçaram qualquer pavor.

A imagem utilizada nesse viral é fake e, claro, Momo não é real. Na verdade, trata-se de uma figura que foi vista na internet em 2016, no Japão. É uma espécie de “mulher pássaro”. O “monstro” em forma de escultura pertence ao museu Vanilla Galleru, nos distrito de Ginza, em Tóquio. No entanto, mesmo sendo uma história inventada, especialistas alertaram as pessoas que estão caindo nisso, pois o viral pode, de fato, ser extremamente perigoso para as pessoas.

 

Real perigo

“Momo”, a lenda urbana que viralizou nos últimos dias pode ser, na verdade, uma forma de roubar informações pessoas de usuários desavisados. Isso foi dito por especialistas em segurança cibernética. O desafio por trás do viral é conversar com “Momo” através de mensagens no Whatsapp. Uma vez que se contata o número, “Momo” pode responder com algumas ameaças violentas e demonstra ter acesso a informações pessoas dos usuários.

 

Só é preciso colocar o número de uma pessoa no Facebook ou Instagram para conseguir informações pessoas do usuário. Isso depende, é claro, da privacidade da conta. Com isso, os especialistas recomendam todos manter suas contas nas redes sociais bloqueadas para o público geral. Recomendam ainda ter apenas pessoas conhecidas na lista de amigos e compartilhar o mínimo de informação pessoal possível.

 

“São técnicas que chamamos de engenharia social, onde tentamos enganar o usuário, neste caso, aproveitando a curiosidade de saber o que acontece se você escrever esse número”, disse o profissional em segurança cibernética da ESET, Camilo Gutiérrez. Se você receber o número e o desafio de falar com “Momo”, recuse imediatamente e não caia nessa, pois pode estar colocando sua privacidade em risco.

 

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.