O Governo do Estado de São Paulo e a Cobasi apresentam a exposição Aquapaisagismo: a arte oculta em um hobby no Museu Catavento – museu de ciências da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. A exposição foi prorrogada até o dia 30 de marços e traz aquários montados sob a ótica do aquapaisagismo, onde o público pode ainda aprender um sobre aplicações de ciências naturais, química e biologia dentro do aquarismo.

 

Inédita, a exposição busca desmistificar uma arte ainda tratada como hobby. “O aquapaisagismo é um segmento do aquarismo que une a técnica e plantas com um toque artístico, o paisagismo dentro de um aquário. O aquapaisagista é um artista, que usa sua imaginação para criar cenários diversos que podem representar montanhas, florestas, paisagens submersas de rios, e outros cenários, dentro de uma caixa de vidro.” explica Renato Kuroki, curador da exposição.

 

Referência no aquapaisagismo brasileiro, Renato reuniu trabalhos de Carlos Souza, Fabian Kussakawa e Fabrício Rufino, premiados aquapaisagistas. Todas as obras foram montados especialmente para a exposição, formando um ecossistema e trazendo ao público ainda a percepção de uma obra viva que evolui a cada dia.

 

Entre os aquários expostos, um deles é tátil, sem água, disponibilizado para que as crianças possam interagir e os visitantes com deficiência visual também possam apreciar a ambientação do aquapaisagismo.