“1942, dia 11 de Outubro, dia da partida decisiva do campeonato Carioca, disputando Flamengo e Fluminense. Esse dia, contra todas as expectativas, a surpresa não veio do campo mas das arquibancadas quando, Jaime Rodrigues de Carvalho, acompanhado de 15 amigos músicos, fizeram ressoar o trombone, as duas clarinetes e a dezena de instrumentos de percussão trazidos com eles! Nascia a primeira Charanga brasileira!”
Entre pesquisas de novos caminhos musicais e influências da música brasileira, do Jazz e das tradições Afro-Brasileiras, o saxofonista e compositor Thiago França apresenta ‘A Espetacular Charanga do França’.
Idealizada em Janeiro de 2013, no período de pré-carnaval, a banda, liderada por França propõe uma releitura das tradicionais charangas brasileiras, colocando-as num espaço de interpretação mais amplo onde se encontram: Cumbia, Maxixe, Samba e Ragga, entre clássicos e composições próprias.
Em 2015, a Charanga virou bloco de rua, incorporando também o repertório clássico de marchinhas e marchas-rancho, além de composições inéditas de França com diversos parceiros como Romulo Fróes, Tulipa Ruiz, Alice Coutinho e Douglas Germano, entre outros, num disco chamado “O Último Carnaval de Nossas Vidas” (2016) que contou com a participação de Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Juliana Perdigão.