Acreditamos que no mundo contemporâneo o teatro acontece e se diferencia das outras artes por ser presencial e concreto. Em certo sentido, o teatro se coloca na contramão das experiências artísticas virtuais, mesmo quando se aproveita das mais sofisticadas tecnologias.
É essa qualidade que o torna eternamente contemporâneo. Exatamente por isso, o teatro continua sendo a arte do ator. É o ator que emite os signos vivos que atingem os corações e mentes da plateia e dialoga diretamente e a cada espetáculo com o seu público. É a dimensão poética do trabalho do ator que define em última instância a eficácia da obra teatral.
O Ágora Teatro constrói seus espetáculos com esse ponto de partida, reconhecendo a dimensão poética do ator. Somente um ator consciente de sua criação, pode dialogar com os demais criadores para a construção plena da obra teatral.
Iniciaremos aqui no Ágora Teatro o nosso curso livre de interpretação, A POÉTICA DO ATOR, ministrado por Celso Frateschi, onde as questões básicas para a construção do trabalho de interpretação são desenvolvidas.
Nesse semestre teremos como material de trabalho cenas da obra de Willian Shakespeare que serão a base para o desenvolvimento da poética do ator. O próprio Shakespeare , ao falar do teatro e o metaforizar em sua obra, estabelece alguns princípios que pretendemos desenvolver no decorrer do curso. Grandes mestres da história do teatro, Brecht: Peter Brook, Ian Kott, entre muitos outros, se dedicaram a Shakespeare e nos serão úteis durante o nosso percurso.
Conteúdo do curso:
A construção da personagem a partir de suas relações
A construção da cena
1. A dimensão criadora do ator na abordagem do texto teatral.
O entendimento do texto:
A fábula
As contradições
As ações e as relações.
Os pontos de partida
As possibilidades de leitura.
2. A gramática do ator
O texto e a palavra
O mundo do autor e o mundo do ator.
O ator em cena
A atitude como significante.
As opções do ator e seus significados.
As inscrições estão abertas no Ágora Teatro pelo telefone.