Alunos do Solar Meninos de Luz, instituição educativa sem fins lucrativos no Cantagalo, estão vivenciando as etapas da criação de uma obra de arte e da montagem de uma exposição. Em fevereiro, adolescentes de 12 a 19 anos de idade participaram de oficinas com sete artistas cariocas.

 

20 alunos do Fundamental II e do Ensino Médio mostrarão seus trabalhos. As obras foram realizadas a partir de quatro oficinas, à escolha do aluno: Dobradura de papel, Fotografia artesanal, Arqueologia de objetos ou Novos brinquedos. Ao todo serão expostos 35 trabalhos entre assemblages, objetos, poesia e esculturas.

 

A exposição foi montada em parceria com os artistas Claudia Malaguti, Gilda Lima, Guta Moraes, Hudson Lima, Júnia Azevedo e Ligia Calheiros, com curadoria de Lia do Rio. A coordenação é de Osvaldo Carvalho, com apoio de Matilde Marie Pereira.

 

OFICINAS

 

Dobradura de papel – Coordenação: Hudson Lima.
Crianças e adolescentes foram convidados a descobrir a arte da dobradura de papel, com enfoque no conhecimento de geometria, para a criação de objetos inusitados.

 

Fotografia artesanal – Coordenação: Guta Moraes.
Um convite a experimentar um processo de impressão de imagens em papel foto sensibilizado, sem uso de câmera fotográfica, por exposição à luz do sol. A escolha das imagens foi  estimulada pela observação das formas e texturas de objetos e vegetais.

 

Arqueologia dos objetos – Coordenação: Ligia Calheiros.
Crianças e adolescentes partiram numa aventura para descobrir o que há por dentro dos objetos. Relógios, travesseiros, caixas de som, objetos velhos e fora de uso foram “descascados” e desmontados, como num trabalho de arqueologia. Desse processo resultou a criação de objetos de arte.

 

Novos brinquedos – Coordenação: Júnia Azevedo.
A partir da colagem de pedaços de brinquedos e objetos quebrados e em desuso, as crianças foram convidadas a criar novos brinquedos e objetos, usando a sua criatividade em busca de novos significados.