Com a apresentação de “Ato Infinito”, no Tendal da Lapa, dia 24 de outubro, a iN SAiO Cia de Arte, dirigida pela bailarina e coreógrafa Claudia Palma, inaugura as comemorações dos 10 anos de trajetória da companhia fundada por ela em 2010, que incluem, além da circulação do espetáculo por outros espaços da cidade, mesas de discussão, exposição-instalação fotográfica e a mostra de trabalhos de artistas parceiros, “Mergulho Abissal”, que surge a partir do mote de “Abissal”, criaçãode 2016. Todas as ações têm entrada gratuita.
“Ato Infinito” traz, num espaço em colapso, corpos que persistem após o desmoronamento. As existências ganham urgências diante de um risco iminente, ou acontecido, ou suposto, ou anunciado, onde bordas e centros tornam-se móveis. Em tempos de reflexão sobre o modo como as estruturas do mundo se apresentam, sobre o que nos afeta e como agir diante deste contexto, aglutinar-se se torna uma necessidade para resistir e existir até a exaustão. “Ato Infinito” propõe um corpo crítico, conectado com a contemporaneidade, e que revela impulsos, crises e necessidades de sobrevivência.
Concebido e dirigido por Claudia Palma, o espetáculo tem trilha sonora de Guilherme Marques, desenho de luz de Hernandes de Oliveira e ambientação cenográfica de Suiá Ferlauto. Para o aprofundamento da investigação, os seis intérpretes criadores – Carolina Canteli, Cristina Ávila, Everton Ferreira, Luiza Alves, Marina Mathey e Natália Franciscone – contaram com a provocação filosófica de Rodrigo Vilalba.
Depois do Tendal da Lapa, “Ato Infinito” cumpre temporada de 31 de outubro a 9 de novembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade – no dia 6 de novembro, acontece a mesa de discussão “Mulheridades”, com as artistas Neon Cunha e Mirella Façanha, para um embate sobre como as corporeidades não normativas, suas identidades de gênero e recortes raciais influenciam na visão de mundo e consequentemente no fazer artístico hoje. Na sequência, faz apresentação única no CEU Heliópolis (dia 13 de novembro), e outras quatro, de 19 a 22 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo.
O Centro de Referência da Dança – CRDSP – também acolhe parte do projeto: no dia 29 de outubro, às 18h30, inaugura a Exposição-Instalação fotográfica “iN SAiO 10 Anos” , uma retrospectiva da trajetória da companhia, com foco nos sete trabalhos criados desde 2010. A abertura contará com a presença do filósofo e parceiro freqüente Rodrigo Vilalba, para uma conversa com o público colocando em pauta questões relacionadas às escolhas e modos de criação da companhia, bem como a pertinência das ações artísticas nos tempos atuais. No mesmo espaço, dia 26 de novembro, entre 14h e 21h, acontece a “Mostra Mergulho Abissal”, composta por cinco artistas parceiras e parceiros da iN SAiO em diferentes funções e contextos – Letícia Sekito, Nina Giovelli, Ramiro Murillo, Renato Vasconcellos e Suiá Burger Ferlauto – que apresentarão seus mergulhos individuais atuais. Nos intervalos, haverá espaços para convívio, fomentando a ideia de território comum, diálogo e retroalimentação entre artistas e público
As comemorações seguem em 2020, com mais apresentações de “Ato Infinito” nas versões original e reconfigurada para a rua em vários espaços da cidade, um ciclo de aulas abertas com artistas convidados, oficina prática de Eutonia com Claudia Palma, outra mesa para discutir “Desterritorialização na dança” e, ainda, a publicação virtual ‘iN SAiO 10 Anos Convida’