Com a apresentação de “Ato Infinito”, no Tendal da Lapa, dia 24 de outubro, a iN SAiO Cia de Arte, dirigida pela bailarina e coreógrafa Claudia Palma, inaugura as comemorações dos 10 anos de trajetória da companhia fundada por ela em 2010, que incluem, além da circulação do espetáculo por outros espaços da cidade, mesas de discussão, exposição-instalação fotográfica e a mostra de trabalhos de artistas parceiros, “Mergulho Abissal”, que surge a partir do mote de “Abissal”, criaçãode 2016. Todas as ações têm entrada gratuita.
“Ato Infinito” traz, num espaço em colapso, corpos que persistem após o desmoronamento. As existências ganham urgências diante de um risco iminente, ou acontecido, ou suposto, ou anunciado, onde bordas e centros tornam-se móveis. Em tempos de reflexão sobre o modo como as estruturas do mundo se apresentam, sobre o que nos afeta e como agir diante deste contexto, aglutinar-se se torna uma necessidade para resistir e existir até a exaustão. “Ato Infinito” propõe um corpo crítico, conectado com a contemporaneidade, e que revela impulsos, crises e necessidades de sobrevivência.
Concebido e dirigido por Claudia Palma, o espetáculo tem trilha sonora de Guilherme Marques, desenho de luz de Hernandes de Oliveira e ambientação cenográfica de Suiá Ferlauto. Para o aprofundamento da investigação, os seis intérpretes criadores – Carolina Canteli, Cristina Ávila, Everton Ferreira, Luiza Alves, Marina Mathey e Natália Franciscone – contaram com a provocação filosófica de Rodrigo Vilalba.
Depois do Tendal da Lapa, “Ato Infinito” cumpre temporada de 31 de outubro a 9 de novembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade