O grupo Cordão da Terra apresenta o espetáculo infantil Saladinha de Chita, pelo Programa Tardes Musicais. O show reúne canções que fazem alusão a diversos animais e figuras do folclore brasileiro, ao mesmo tempo que convida a criançada a brincar e dançar os ritmos do Cacuriá, do Samba de Coco, das Marchinhas e da Ciranda.
Cacuriá é uma manifestação típica Maranhense. Trata-se de uma brincadeira que canta os costumes, a fauna e a flora da região. O ritmo ficou conhecido por meio da grande mestra maranhense, Dona Teté, referência no assunto. O principal instrumento da brincadeira é a caixa do divino, tocado, na maioria das vezes, por mulheres.
Carimbó é um ritmo muito presente em comunidades ribeirinhas e bairros periféricos de Belém. É um ritmo muito dançante e foi consagrado por cantores como Fafá de Belém, Gabi Amarantos e Chico Cesar. Hoje o Carimbó é tombado como patrimônio imaterial.
Ciranda é o canto de mulheres e filhos de pescadores. Quando saiam para a pesca em alto mar, deixando a família em terra firme, esperançosos com o retorno do ente querido, cantavam e dançavam as cirandas. São pedidos de boa pescaria e retorno em segurança.
O Balé Popular Cordão da Terra é um grupo de dança, percussão e canto de manifestações populares.
No repertório as marchinhas (O bicho, Dona Barata Já vai começar, Pipoca); os Cacuriás (Chegô, chegô, Caranguejo, Se Você entrou, Botei dendê); os carimbos ( Na ilha do Marajó, Dona Maria, Meu Carimbó, A bença tia Luzia) e as cirandas (Mamãe Oxum, Eu vi Chover, Eu fui Dançar Ciranda). Composição de Sidnei Marangon e arranjos de Giba Santana.