Vivência dos diversos aspectos do samba de bumbo – batuque paulista considerado uma das principais influências do samba em nosso estado. Os participantes vão conhecer aspectos da dança, do ritmo, do canto, dos bonecos que acompanham os grupos no período de carnaval e principalmente da importância histórica que esta manifestação popular tem para a identidade cultural do nosso estado.
Há 21 anos no cenário artístico de São Paulo a Cia. de Artes do Baque Bolado faz parte do movimento cultural iniciado na década de 1980 e existente até os dias de hoje cujo objetivo é a pesquisa e a divulgação das diversas manifestações tradicionais existentes no Brasil.
Tal iniciativa é fomentada por uma concepção artística e histórica que ressalta a importância das tradições populares brasileiras, uma vez que estas são resultado do rico processo de sincretismo de diversas culturas, principalmente as de matriz africana, europeia e indígena, sendo, portanto, o retrato da formação sociocultural do país.
O início de sua experiência, o grupo caracterizava -se pelo aprendizado musical de manifestações especificas, sendo sua maior fonte de pesquisa, o Maracatu de Baque Virado da Nação Estrela Brilhante e se reservava à execução de espetáculos com certo rigor em relação às manifestações tradicionais. Com o assar dos anos o coletivo passou a constituir seu próprio processo criativo, incorporando novas linguagens e formas de comunicação e expressão, o que resultou num conteúdo artístico transversal e contemporâneo.
Esse processo criativo, embasado em um duplo pilar – a pesquisa das manifestações tradicionais brasileiras e a utilização de diversas formas artísticas fomentadas pessoal e coletivamente -, serviu de base para uma série de outros grupos, o que assegura sua posição de vanguarda. Por fim, mais do que expressão de um movimento único, a Cia. De Artes do Baque Bolado busca, ainda hoje, representar um movimento cultural que abre portas e desmistifica preconceitos, sendo fruto da necessidade de dançarinas, músicos, atrizes, artistas plásticos e circenses de brincar com a enorme fusão cultural deste país, aliando a multiplicidade da cultura popular à experiência de artistas que vivem numa das maiores metrópoles do mundo.