Neste encontro, o Clube de Leitura irá discutir o livro Outros Cantos integrando o ciclo sugerido pela escritora Micheliny Verunschk abordando autoras que retratam o universo nordestino. Neste romance, Maria cruza o sertão num ônibus que a levará a algum ponto isolado do Nordeste, e relembra sua primeira incursão naquela região agreste, quarenta anos antes, em condições mais precárias e perigosas, seguindo um anúncio num diário oficial que lista municípios onde se precisava de alfabetizadores para o Mobral. Com sutileza e domínio da narrativa, Maria Valéria Rezende vai compondo um retrato emocionante dessa mulher determinada, que sacrifica a própria vida em troca de algo maior.

 

Maria Valéria Rezende nasceu em Santos, SP, onde viveu até os 18 anos. Entrou para a Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho. Dedicou-se sempre à educação popular em diferentes regiões do Brasil e no exterior. Participa do movimento Mulherio das Letras. É autora de Vasto mundo (Beca, 2001), O voo da guará vermelha (Objetiva, 2005), e Carta à rainha louca (Alfaguara, 2019). Ganhou o Jabuti de melhor romance e livro do ano de ficção com Quarenta dias (Alfaguara, 2014) e recebeu o Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2017) com o seu livro Outros Cantos.

 

Micheliny Verunschk é historiadora, crítica literária e escritora recifense, autora de oito livros de prosa e poesia, entre os quais, Aqui, no coração do inferno (2016) e Geografia íntima do deserto (2003).