Em comemoração aos 45 anos da Universidade de Fortaleza, a Fundação Edson Queiroz realiza a exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, reunindo 250 obras dos principais artistas brasileiros e de estrangeiros que retrataram o Brasil, abrangendo arco temporal que se estende do século XVI ao século XXI, iniciando com o livro America Tertia Pars, publicado na Europa em 1592, e finalizando com obras contemporâneas.
Com a curadoria de Denise Mattar, a exposição reúne parte do acervo da Fundação Edson Queiroz e acontecerá de março de 2018 a março de 2019, no Espaço Cultural Unifor.
A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, ressalta que, além de ser uma mostra de arte, “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” relembra a participação da instituição no fomento artístico não só no Ceará mas no Brasil. “Ao optarmos por uma abordagem que contempla a História do Brasil por meio de seus movimentos artísticos, a exposição se torna, por si só, uma homenagem e uma linha do tempo ilustrada pelos principais artistas de suas épocas. Essa transfiguração da Arte em História é algo especial que a Fundação Edson Queiroz pensou para, mais uma vez, presentear seu público em um ano tão importante para nós”.
“Foi apaixonante escolher a exposição que celebra os 45 anos da Universidade de Fortaleza. E, desde então, a cada dia descubro algo mais sobre essa bela coleção, que me dá inspiração para continuar o crescimento da Fundação Edson Queiroz, nesta área de valor inestimável para a formação das civilizações”, complementa Lenise Queiroz Rocha.
O vice-reitor de Extensão da Universidade de Fortaleza, o professor Randal Pompeu lembra que a arte e a cultura fazem parte da atuação da Instituição desde sua inauguração, em 1973, com a realização de sua primeira mostra. “Desde então, a Unifor realizou sucessivas exposições e, em paralelo, a Fundação Edson Queiroz constituiu uma das coleções de artes visuais mais importantes do país, hoje reconhecida e exposta nacional e internacionalmente”, destaca.
Randal Pompeu ressalta que a mostra “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” apresenta um recorte significativo da coleção da Fundação Edson Queiroz, “habilmente selecionado e organizado pela curadora Denise Mattar, que incorporou a vocação das exposições realizadas no Espaço Cultural Unifor de aliar a arte ao conhecimento, em consonância com seu respectivo contexto histórico”.
Visitação de terça a sexta-feira, de 9h às 19h e aos sábados e domingos, de 10h às 18h