Em comemoração ao 86° aniversário do grande saxofonista Wayne Shorter, convidamos um dos mais interessantes saxofonistas brasileiro da atualidade, Marcelo Coelho, para apresentar um tributo ao mestre! Marcelo estará na companhia de Edinho Santana (piano), Rafael Abdalla (baixo acústico) e Bruno Tessele (bateria). O repertório contará com clássicos como ‘Footprints’, ‘Speak no evil’, ‘Yes and no’ e ‘Night Dreamer’.

 

Wayne Shorter nasceu em Newark, New Jersey, em 1933, e é um dos maiores nomes do Jazz de todos os tempos.

 

Em 1964, Miles Davis convidou Wayne para uma turnê juntamente com Herbie Hancock (piano), Tony Williams (bateria) e Ron Carter (contrabaixo). O grupo permaneceu em atividade por 6 anos e juntos gravaram vários álbuns. Simultaneamente ao trabalho com Miles Davis Quintet, Wayne gravou muitos álbuns pela Blue Note Records, com uma variedade de formações, quartetos e grupos maiores, e quase que exclusivamente apenas as suas próprias composições.

 

Em 1970, Shorter formou o grupo de jazz-fusion Weather Report com o tecladista Joe Zawinul. O grupo se desfez em 1985 depois de 16 aclamados álbuns, sendo que ‘8:30’ foi vencedor do Grammy. Shorter formou seu próprio grupo em 1986 e produziu uma série de álbuns de jazz elétricos pelo selo Columbia. Em 1995, Shorter lançou o álbum ‘High Life’, sua primeira gravação solo durante sete anos. Wayne Shorter iria trabalhar com Hancock novamente em 1997, com a gravação do muito aclamado e marcante álbum ‘1 + 1’ . O duo continua a se apresentar em vários palcos do mundo. Estiveram em São Paulo, numa apresentação memorável, em 2016. Wayne foi vencedor de vários prêmios Grammys ao longo de sua carreira e, em 1998, recebeu pela faculdade Berklee College of Music (Boston) o título de doutor Honoris Causa em Música.

 

Em 2001 Wayne começou a excursionar como o líder de uma formação jovem e muito talentosa com o pianista Danilo Perez, o baixista John Patitucci e o baterista Brian Blade, cada um com um trabalho próprio de grande destaque no cenário do jazz.

 

Com Marcelo Coelho (saxofones), Edinho Santana (piano), Rafael Abdalla (baixo acústico) e Bruno Tessele (bateria).