Confira a dica da Agenda Tarsila para o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922:
O Memorial da América Latina promove a exposição “Pilares de 22“, com caricaturas de cinco metros de altura de 16 modernistas. Entre os nomes estão Anita Malfatti, Antonieta Santos Feio, Brecheret, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, Guiomar Novaes, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Patrícia Galvão (Pagu), Plínio Salgado, Tarsila do Amaral e Heitor Villa-Lobos.
As caricaturas foram produzidas pelo premiado chargista Fernandes, com curadoria do cartunista Jal e todas estarão expostas nas pilastras do Pavilhão da Criatividade. O público terá, via QR Code, acesso a outras informações desses homenageados.
Nesta exposição foram escolhidos não só quem participou diretamente da Semana de Arte Moderna de 1922, mas também outros artistas brasileiros, portanto latino-americanos, que contribuíram para o que é considerado o Modernismo na América Latina, seja pela estética, pelas concepções, pelas técnicas, pelas figuras retratadas nas respectivas obras de artes para além do eixo Rio-SP, como a pintora paraense Antonieta Santos Feio. Outro artista, Flávio de Carvalho, não esteve na Semana, mas foi considerado por Oswald o mais modernista dos modernistas.