O Sesc Belenzinho apresenta o espetáculo infantil Família Formigueiro Casa Condomínio com o grupo pOleirO dO bandO, entre os dias 1º a 16 de dezembro, aos sábados e domingos, às 12 horas. A peça conta a história de três amigos que embarcam em uma jornada subterrânea, em um formigueiro, para entender as diferentes formações familiares.
Este é o primeiro trabalho da companhia direcionado às crianças. Com texto e direção de Mariana Vaz, o espetáculo foi concebido, em 2014, de forma colaborativa com os atores Monique Maritan, Pedro Stempniewski e Stella Garcia.
No enredo, os amigos – Bica, Dedé e Fê – que moram em um mesmo condomínio, são movidos pelo impulso da curiosidade que os conduz a uma jornada pelas ruas subterrâneas das formigas. Esta aventura os leva à descoberta da pluralidade de arranjos, combinações e formatos que cabem dentro da palavra ‘família’. Segundo a diretora Mariana Vaz, a peça nasceu da urgência em abordar este tema de forma plural, lúdica e porosa, mas sem intuito pedagógico, dogmático ou moralizante.
As histórias pessoais das três personagens já demonstram o quanto há de pluralidade nas famílias contemporâneas. A garota Bica mora com a mãe e com Henry. Como a mãe nunca está em casa, passa muito tempo na portaria, conversando com Chico ou brincando com Fê e Dedé. Bica, então, tem uma ideia incrível e fica muito animada: fazer um filme documentário sobre as famílias do condomínio. Ela tem o equipamento, mas vai precisar de ajuda pra fazer o roteiro.
A menina Fê tem três casas, rodinha nos pés e conhece muito sobre famílias. Metade da semana, ela mora com a mãe em um apartamento no condomínio e a outra metade, mora na casa do pai, que tem até jabuticabeira no quintal. Às quartas-feiras, ela mora na casa da Déa, que é o dia mais legal da semana: eles comem pizza e têm que tomar banho rápido, pois a água acaba.
Já Dedé anda intrigado com esse papo de família. O garoto mora com o pai, a mãe, a irmã e o irmão. É o caçula da casa e divide o quarto com o irmão do meio, então prefere passar a maior parte do tempo no jardim, escrevendo no seu caderno do dia. Passeando pela grama, ele descobre um formigueiro: será que o formigueiro é uma casa, com uma família?
Para a montagem de Família Formigueiro Casa Condomínio o grupo teve apoio do ProAC 30 – Promoção das Manifestações Culturais com Temática LGBT. Em 2016, contemplado com do Prêmio Zé Renato de Teatro, realizou temporada de estreia no Teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo.