Sétimo espetáculo do Núcleo TUSP da capital, Fausto estreia em curta temporada gratuita entre 23 de novembro e 16 de dezembro.
Fausto é personagem central de uma lenda alemã que inspirou muitas obras. Desiludido com o conhecimento, o sábio Fausto faz um pacto com Mefistófeles, figura demoníaca que lhe concede a juventude de volta e a realização de todos os seus desejos, em troca de sua alma imortal.
A questão que Fausto continua a nos colocar – para além do moralismo da tradição judaico-cristã – é sobre qual o compromisso com nossa própria humanidade. A eterna insatisfação humana a um só tempo move a curiosidade, a ambição e os pactos diários que fazemos em prol da realização de desejos de toda ordem. Mefistófeles se faz presente sob várias formas, muitas delas encantadoras. A trajetória de Fausto segue atual.
Este Fausto é o resultado do trabalho de dois semestres a partir das versões de Goethe (as duas partes de Fausto e seu Fausto Zero), Marlowe (A Trágica História do Doutor Fausto) e Pessoa (Fausto: Uma Tragédia Subjectiva). O processo foi pautado pelo caráter colaborativo – em especial quando a fonte é tão vasta e complexa – e é fundamental sublinhar que as singularidades do grupo formado moldaram o resultado, mais que qualquer concepção prévia. O material levantado na sala de ensaios teve tratamento dramatúrgico de Louise de Lemos, em um processo que deve muito à direção musical de Renata Grazzini e à preparação corporal de Ana Carolina Salomão.
Horários: Sextas e Sábados, às 20h; e Domingos, às 18h