Idealizado pelo produtor e curador Paulo Branquinho, o Festival busca o intercâmbio entre artistas de diversas gerações, origens e linguagens e oferece ao público um grande passeio por sensações visuais, táteis e sonoras, proporcionadas pelas esculturas e instalações apresentadas.
“Os visitantes terão a oportunidade de conhecer obras de artistas que se apresentarão pela primeira vez na Cidade. É uma grande satisfação promover essa integração entre nossos museus e centros culturais, que se unem numa mesma proposta, materializando um sonho, tendo a escultura e seus criadores como elo”, diz Branquinho.
A largada será dada no dia 08 de junho, na Casa França-Brasil. Uma grande instalação com o título “Torre de babel” será montada em conjunto por três artistas: Ângelo Milani, de São Paulo, que utiliza materiais reaproveitados em grandes monumentos; e pelos cariocas Paulo Jorge Gonçalves, que trabalha com tecidos flutuantes, e Otávio Avancini, que transforma árvores mortas em arte. Neste trabalho, os artistas construirão uma torre piramidal, que formará um labirinto de sensações.
O trio contou com a participação e parceria de artistas frequentadores do Instituto Municipal Nise da Silveira, Museu de Imagens do Inconsciente, Espaço Travessia, Ponto de Cultura e Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana, CAPS Espaço Aberto ao Tempo Severianodos Santos EAT, Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho, Grêmio Nise da Silveira, Polo Experimental da Colônia Juliano Moreira, Ateliê Gaia. E Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio. “Os visitantes não estarão numa exposição de escultura, mas sim entrando na própria escultura”, antecipa Branquinho.
No Paço Imperial, dia 27 de junho, o artista Luiz Monken apresentará no pátio de entrada a instalação aérea “campo para pouso e decolagem”. A obra é formada por 15 objetos suspensos, feitos com elementos em tecido metálico e pendurados por fios de nylon. Com sua arte cinética, Monken explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos e de ilusão de ótica e pelo próprio público, que vai interagir com os trabalhos.
Horários
Terça a Sexta: 12 às 19:00
Sábados, domingos e Feriados: 13:00 às 19:00