O filho de Luiz Gonzaga foi um importante cantor e compositor da música brasileira. A personalidade inteligente e a malandragem do Moleque do Morro de São Carlos soube driblar, como poucos, a censura da ditadura militar, para conseguir gravar as suas canções, repletas de poesia e emoção; mas também de crítica e reflexão, sobre as questões sócio-políticas dos anos 1970 – 1980. Entretanto, outros assuntos também interessavam ao artista, por isso ele é autor de composições românticas, que tocam nas rádios até hoje e ocupam destaque entre os clássicos do cancioneiro popular.
O Musical GONZAGUINHA | SAUDADE é um espetáculo que deseja “reencontrar” com esse artista tão querido da cultura nacional. Um brasileiro que “acreditava na vida, na alegria de ser, nas coisas do coração”*. E por isso, deixou tanta saudade rufando em nossos peitos.
Inspirado no último show que Gonzaguinha realizou, o músico e ator Sandro Melo embala a plateia com as belas e atemporais canções do filho do Rei do Baião, através de uma apresentação intimista, utilizando a voz e o violão, enquanto narra pensamentos do célebre compositor da MPB e encena episódios marcantes de sua trajetória, resgatando o engajamento de seu discurso, como potência contra a opressão social que se intensificou no Brasil, a partir das manifestações populares de 2013.