Ao longo de seis séculos, a impressão de imagens no mundo ocidental representou uma verdadeira revolução na comunicação e na cultura da imagem. Com o surgimento de pequenos ateliês e a disseminação do papel, ainda no século XV, a reprodução de textos e de imagens disparou pelo continente europeu.
Em Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural, 160 obras apresentam um panorama da produção gráfica europeia. O caminho da impressão e da difusão de imagens até o século XX, as principais técnicas e seus grandes expoentes são o tema da mostra, em cartaz a partir de 28 de novembro.
Com trabalhos de artistas como Martin Schongauer, Rembrandt van Rijn, Francisco de Goya, Edvard Munch e Pablo Picasso, Imagens Impressas propõe um percurso histórico por uma seleção de gravuras internacionais do instituto, que conta atualmente com 453 imagens impressas sobre papel.
Antes de chegar a São Paulo, a mostra já passou por Santos, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Brasília e Santa Catarina. A curadoria é de Marcos Moraes.