Autor de clássicos como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro”, “Quincas Borba”, entre outros, Joaquim Maria Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, acaba de ganhar uma exposição inédita e gratuita no hall do Farol Santander!
Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra “Machado de Assims” reúne uma biblioteca imaginária com livros, fotos, animações e curiosidades sobre o escritor, contando passagens de sua vida e obra, desde a infância, quando órfão vendendo doces, até o envolvimento com questões sociais (como a abolição da escravatura). São aproximadamente 75m² de área expositiva, montada em um espaço desenvolvido entre duas enormes vírgulas.
Durante todo o trajeto será possível ver livros de diversas edições, épocas e tradução em diferentes idiomas. Os destaques ficam por conta de edições raras dos livros Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dez Contos, ilustradas por Cândido Portinari e Antônio Henrique Amaral. No exemplar de Portinari, em uma mistura de animações e realidade aumentada, personagens da obra parecem ganhar vida, já na edição com ilustrações de Henrique Amaral, as projeções dão movimentos às gravuras (vale conferir!).
Entre as experiências imersivas que farão parte da mostra estão duas grandes imagens do escritor, baseadas em retratos históricos, que serão animadas com inteligência artificial. Além disso o público poderá participar de um jogo interativo, relacionando trechos dos livros com cartões-postais do Rio de Janeiro.
A exposição também terá imagens raras de autor, uma delas, destaca a atuação do autor junto ao processo abolicionista do Brasil, como testemunha ativa desse marco na história nacional. Na imagem capturada em uma missa campal realizada em 17 de maio de 1888, no Rio de Janeiro, Machado aparece ao lado da Princesa Isabel. A ocasião celebrava a abolição dos escravos no País.
Horários
Ter a Sáb
das 09h00 às 20h00
Dom
das 09h00 às 20h00