A série 100 anos do piano traz a pianista japonesa radicada em São Paulo, Makiko Moneda para um show especial, misturando técnica erudita, improvisos, melodias orientais e ritmos brasileiros.

 

Mais do que o reflexo de suas vivências, a música de Makiko Yoneda é um meio pelo qual a artista procura transformar o mundo, fazendo com que ele seja um lugar melhor de se viver. Essa é intenção que prevalece em seu novo trabalho – um trio em parceria com os músicos Márcio Bahia (bateria), Jamil Joanes (baixo) e Cristovão Bastos (direção musical) –, no qual a pianista revela também sua faceta de compositora, em disco “ Brasileirismo ” que lançou em Setembro 2017.

 

Nascida na cidade de Chiba (Japão), Makiko estudou piano clássico com professores consagrados, dos três aos dezoito anos. Interessada em ampliar suas referências musicais e culturais viajou para a Índia, Cuba, Estados Unidos e Brasil. No Brasil esteve a primeira vez em Recife durante 2005, convidada por Alceu Valença. Seu envolvimento e integração com a música brasileira rendeu seu retorno em 2011, em São Paulo, onde permanece até hoje. Nessa segunda temporada Makiko se dedica exclusivamente à música brasileira com interesse pela área erudita e popular. Tocou com Ivan Lins, Guinga, Chico Pinheiro e Cristóvão Bastos, sendo que dois brasileiros foram fundamentais em seu processo de descoberta artística: a pianista Silvia Góes, de quem foi aluna, e o violonista Zé Barbeiro, que a convidou para integrar o Quinteto do Zé, desde 2011. Com esse grupo gravou o CD “Sem Massagem” com shows pelo Brasil. Participa do projeto Duos da flautista Marta Ozzetti executando obras inéditas e do quarteto do virtuose cavaquinhista Messias Britto, intitulado Baianato. Em 2015, 2016 e 2017 excursionou pelo Japão apresentando-se em dez cidades. Ganhou o disputadíssimo prêmio Nabor Pires Camargo – 2016, piano solo classificação 5º lugar.

 

Atualmente, Makiko está em fase de produção do novo cd Makiko Trio ao lado de seus parceiros Marcio Bahia (bateria) e Jamil Joanes (baixo) com repertório autoral intimista, trazendo melodias de influência oriental e música clássica , mas muito marcado pelo encantamento da artista pelos ritmos brasileiros e com espaço para a improvisação.

 

Com Makiko Yoneda (voz e piano), Tâmara David (voz e percussão), Matheus Nascimento (violão 7 cordas), Gabriel Draetta (voz, bateria e percussão).