07 mar 2020

Marquesa de Santos: Verso & Reverso

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 02/03/2020 - 12:22:25

No monólogo, Domitila de Castro Canto e Melo (1797-1867), a marquesa de Santos, fala sobre sua vida muito além do romance com o primeiro imperador brasileiro, D. Pedro I, que a tornou famosa. A peça explora as variações na narrativa que transformam a Domitila de carne e osso na figura mítica que atua há 150 anos no inconsciente coletivo do Brasil. Aborda questões de gênero e do apagamento histórico da figura da marquesa. Muito além dos sete anos de relacionamento com d. Pedro no Rio de Janeiro, ela teve papel importante na política e na sociedade de São Paulo nos 38 anos que viveu depois do seu rumoroso caso com o imperador.

 

De vítima de violência doméstica em seu primeiro casamento, passando por amante do imperador, a mulher independente e poderosa por sua própria conta, Domitila se reinventou várias vezes para sobreviver numa sociedade machista. Ela acabou se tornando até santa popular após sua morte. O monólogo de 50 minutos trata dessas várias facetas da personagem a partir do ponto de vista dela própria, que interage com as diferentes imagens de si mesma que as outras pessoas projetam. Após o espetáculo haverá uma roda de conversa com o autor e a atriz.

Data: 07/03/2020
Horário: 15:00
Quando: Sábado
Valor: Grátis
Site/E-mail: www.museuhistoricodacidadedoriodeJaneiro.con.br
Fonte: Assessoria de Imprensa - RoMa in Press
Local: Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro
Endereço: Estrada Santa Marinha, s/n - Gávea
Telefone: (21) 97532-4428

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.