Referência há décadas na pesquisa e na recriação da música de diferentes partes do globo, o Mawaca faz duas apresentações do espetáculo Mekaron com a participação do grupo Kayapó, da aldeia Moykarakô.
Concebido por Magda Pucci, diretora musical, arranjadora, pesquisadora e cantora do grupo, esse espetáculo apresenta arranjos contemporâneos para canções dos Paiter Suruí, de Rondônia; Kayapó, Wari; Huni Kuin, do Acre; Tupari, de Rondônia, entre outros, mostrando parte da grande diversidade sonora indígena brasileira. Parte do repertório do show encontra-se no disco Rupestres Sonoros – O canto dos povos da floresta, lançado em 2009.
Baseado na pesquisa sobre cantos indígenas de Magda, o show conta ainda com as imagens do fotógrafo e indigenista Renato Soares (Imagens do Brasil) que, ao longo de sua trajetória, vêm registrando mais de 60 grupos por todo o Brasil. Renato é autor do projeto Ameríndios do Brasil e já trabalhou com o sertanista Orlando Villas-Boas. Sua opção estética é retratar indígenas na sua plenitude e não em situações de miséria ou tristeza. Será a primeira vez que a música indígena performada por Mawaca se une às fotos de de Renato Soares. Renato percorre regiões do território nacional desde 1986 para registrar a diversidade de importantes rituais indígenas, além do cotidiano destes grupos. As imagens serão projetadas pelo VJ Alexis Anastasiou.
Outro destaque dos shows é a participação do grupo de Kayapó – também conhecido como Mebêngôkre – que vive na aldeia Moykarakô, ao sul do Pará, que apresentará cantos e danças tradicionais e interpretará Yo Paraná. O povo Kayapó é muito conhecido por conta da atuação do líder Raoni Metuktire que, no início dos anos 90 esteve muito associado ao movimento ambientalista internacional.
Por motivo de segurança, não é permitida a permanência de menores de 12 anos nas galerias, mesmo que acompanhados dos pais ou responsáveis. Abertura da casa com 30 minutos de antecedência ao
início do show.
Venda online a partir de 19 de março, terça-feira, às 12h.
Venda presencial nas unidades do Sesc SP a partir de 20 de março, quarta-feira, às 17h30.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.
Não temos estacionamento.
Horário Diferenciado: Domingo 18:00.
Valores Diferenciados: Ingressos: R$9 (credencial plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e
dependentes), R$15 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino).