No próximo dia 30 de abril, a Áudio, em São Paulo, entra em sintonia com uma sucessão de shows imperdíveis. No palco da casa de espetáculos da Barra Funda, o Mundo Pensante (reduto dos mais diversos estilos e sonoridades, idealizado por Paulo Papaleo) convida o instrumental dançante Bixiga 70 (participação de Xênia França) e a banda pernambucana Academia da Berlinda. Nesse encontro inédito, que contará ainda com DJ Odara, DJ Nuts e DJ Papaleo
a certeza: uma noite pra dançar do início ao fim!

 

Quem abre a noite é a Academia da Berlinda. Criada em 2004, a banda completa 15 anos de estrada em 2019. Com três discos lançados, o som da Academia tem influências de diversos ritmos regionais, como frevo, coco, maracatu e carimbó.

 

Formada por Alexandre Urêa (voz e timbales), Tiné (voz, pandeiro e maraca), Yuri Rabid (baixo e voz), Gabriel Melo (guitarra), Hugo Gila (teclados), Irandê Naguê (bateria e percussão) e Tom Rocha (percussão e bateria), o grupo já estampou jornais das principais capitais brasileiras e recebeu elogios da crítica especializada internacional. Além disso, a música Brega Francês fez parte da trilha sonora do filme O Palhaço (2011), de Selton Mello.

 

Com mais de 90 shows fora do Brasil nos últimos 4 anos, a big band Bixiga 70 tocou em renomados festivais ao redor do mundo, como: SXSW, Glastonbury, North Sea Jazz Festival, Roskilde, Jazz à Vienne e muitos outros. Consolidada na cena nacional e internacional, a banda mistura referências do jazz, música brasileira, latina e africana, em seu som dançante.

 

Rompendo a barreira do popular formato de banda brasileira com vocalista, o Bixiga 70 chama a atenção da crítica especializada mundial a cada novo trabalho.

 

Suas músicas autorais cheias de orquestrações, sedimentadas em experiências no território de fusão da música instrumental africana, latina e do oriente, viagens psicodélicas, sons dos terreiros, dinâmicas jazzísticas e os ritmos brasileiros, fazem da big band, uma das principais referências para entender a música instrumental brasileira do século XXI.