“Ninfas do Tietê”, uma videoperformance, com direção de Sol Faganello e Tati Caltabiano, criada a partir das poesias (ou cantos) de Natália Nolli Sasso, que integram o livro homônimo lançado em 2018 pela Editora Moinhos (BH); e “Amores que | |”, trabalho ainda em processo de investigação, dirigido pelo artista multimídia Florido com outros seis performers convidados.
Nem musas nem divas, as Ninfas do Tietê são figuras que vivem às margens do rio que atravessa São Paulo. Exibida pela primeira vez na Mostra Solo // Mulheres, (Teatro Conteiner), no lançamento do livro de Natália Nolli Sasso, a vídeoperformance traz, além da autora do livro e as duas diretoras, mais quatro intérpretes-criadores – Ana Zeppa, Cícero Andrade, Jonaz Sampaio, e Thiane Nascimento – que retratam a cidade a partir das paixões, ferocidades, desejos, amores e violências cantadas por criaturas híbridas: misto mulher, misto seres mitológicos e animalescos.
O segundo trabalho, “Amores que | |”, tem como faísca inicial corpos em contato com seus mais profundos desdobramentos frente às nuances de adentrar e conflitar relações afetivo-amorosas. Em processo de longas imersões, sete artistas, que transitam entre as artes cênicas, a performance e a dança, observam as dinâmicas do corpo e mergulham em camadas densas e profundas para levantar mitos pessoais e destruir imagens e padrões. A primeira abertura de processo aconteceu na Satyrianas 2018.
Durante todo o evento, comidinhas são preparadas pelos integrantes da Cia Fragmento de Dança e vendidas no bar do Kasulo – Espaço de Cultura e Arte, sede da Cia que recebe as edições do projeto contemplado pelo 24º edital do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.