Com direção de Sergio e Joel Carozzi, O Circo Fubanguinho conta a história de dois palhaços que foram expulsos do picadeiro e demitidos da trupe pelo dono do circo. Desde então, tentam reconquistar seus empregos de todas as maneiras possíveis.
De forma humorada, o espetáculo apresenta a contradição entre o dono do circo, que se apresenta como a ordem e eficiência, e os funcionários, apresentados como símbolos da marginalidade, ineficiência e improdutividade.
O elenco é formado por Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado.
A peça dá sequência à pesquisa estética da Trupe Lona Preta, através da criação de palhaçadas e músicas inspiradas nas tradições populares que criam essas figuras cheias de truques, envolvidas o tempo todo em situações arriscadas, servindo de mote para tratar da vulnerabilidade e da capacidade humana de sobreviver.
A Trupe Lona Preta é um grupo de teatro composto por pessoas que mobilizam diversas linguagens artísticas, passando pela música, teatro, artes plásticas e cinema. Surgiu em 2005, a partir da experiência em saraus e intervenções artísticas organizadas na zona oeste e sul de São Paulo, dialogando com associações de moradores da região e movimentos culturais. As experiências coincidiram com o desenvolvimento de uma pesquisa sobre a linguagem do palhaço, o que incentivou ainda mais a prática de colocar em cena, tanto nos saraus, como nas ruas, os esquetes criados coletivamente.