Mescla da literatura de cordel e de ritmos como a ciranda, o bumba-meu-boi, o cavalo-marinho, o frevo, a comédia “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna” interage com o público de forma leve, lúdica, colorida e alegre levando-o a cantar, dançar e identificar-se com a sensibilidade e a esperteza dos personagens de Ariano Suassuna. A trilha sonora é executada ao vivo.
O protagonista é o poeta e cantador Joaquim Simão, pobre e preguiçoso, que vive com sua mulher e mais 10 filhos num casebre. Por mais que sua esposa peça, Simão nega-se a trabalhar, convencendo-a com suas desculpas.
Num belo dia, um vaqueiro, penalizado pela situação da mulher, presenteia o casal com uma vaca. Joaquim Simão, que detesta o presente, troca a vaca por um burro, o burro por uma cabra, a cabra por um galo e o galo por um pão francês.
Um homem rico, que presencia as trocas, aposta dinheiro com Joaquim, dizendo que sua esposa não vai gostar do resultado das trocas. Joaquim , que bem conhece sua mulher, aceita a aposta.