Personagens construídos de diferentes matérias, vivas e inanimadas, retratando segredos, desejos, traumas e dramas familiares. Essa é a tônica do espetáculo de teatro de bonecos adulto “O Quadro de Todos Juntos” que entra em cartaz dia 10 de junho no Sesc Consolação. As sessões ocorrem às segundas e às terças, sempre às 20h, até o dia 16 de julho de 2019.

 

Representada por uma família de porcos, a peça expõe, através de ações e símbolos, os pequenos e os grandes conflitos vividos dentro dos lares, velados sob camadas de censuras de cada um de seus integrantes, adultos e crianças, onde máscaras, bonecos, atores, imagens, sons e luzes conduzem uma história inquietante. A elegância e extrema assepsia da família interpretada se mostra um disfarce das animalidades de seus membros e o quanto nós humanos pensamos e agimos por instintos primitivos – por isso a figura do animal em cena.

 

Em “O Quadro de Todos Juntos”, a imagem do porco, animal-comida, que corriqueiramente é usada para simbolizar a sujeira, a grosseria, a falta de caráter ou até mesmo a prepotência humana, é posta como asseada e impecável, numa fusão entre homem e animal, por meio de máscaras e bonecos finamente manipulados.

 

O escultor e bonequeiro Eduardo Felix, que já trabalhou com o grupo Giramundo e colaborou na minissérie Hoje é Dia de Maria, é o responsável pela criação dos bonecos. Para este espetáculo, Eduardo desenvolveu personagens de diferentes matérias e fez uma mistura entre atores e bonecos, elementos vivos e inanimados, que executam gestos precisos, dando a força e o significado das palavras em cada movimento.