a cidade de São Paulo completa 465 anos, e a Oficina Cultural Juan Serrano não podia deixar a data passar em branco. O público poderá comemorar esse aniversário tão especial com diversas atividades gratuitas e livres, que são para todas as idades. Na Integração cultural: 465 anos da cidade de São Paulo terá aula de zumba, oficina de slime, peça de teatro, espetáculos de circo, apresentações musicais e atividade sobre cultura popular. Chame a família e os amigos, e participe! A Oficina Cultural Juan Serrano é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
atividade A cultura popular tradicional paulista e suas facetas, que será comandada por Elizabete Cavalcante, atriz e arte educadora. Caracterizada como a personagem Japoracyra – Rainha do Congo, Elizabete irá explorar causos, contos, adivinhações, lendas, anedotas, trava línguas, cantigas dos caipiras, caiçaras, indígenas e quilombolas da capital paulista. A proposta é apresentar e aproximar os participantes da cultura popular do estado de São Paulo. Logo depois, às 12h, quem gosta de dançar não pode perder o Aulão aberto de zumba, ministrado por Kelli Lima. Vista roupas confortáveis e se jogue na folia!
No mesmo horário, a criançada poderá fazer sua própria massinha no workshop Criando meu slime!, ministrado por Gisele Martins, que é professora de artes há 25 anos. A proposta é que os pequenos – a partir dos 7 anos – soltem a imaginação para criar sua própria massa de modelar, que depois poderá ser levada para casa. Já às 14h, o público poderá soltar a voz no Microfone aberto e animar as comemorações. A ideia é que amadores e profissionais apresentem seus trabalhos com os equipamentos que estarão disponíveis.
Os amantes do circo vão adorar o espetáculo Palhaço Pipoco e suas peripécias, que será às 14h30. Os participantes colocarão sua coordenação motora à prova ao vivenciarem diversas brincadeiras circenses como argolas, rola-rola e monociclo. Não dá para perder! E, finalmente às 16h, será a vez de prestigiar a peça de teatro Pelos olhos de Alice, da Dona Mirna Cia de Teatro. A adaptação do clássico infanto-juvenil Alice no País das Maravilhas irá divertir e contagiar a plateia com uma apresentação lúdica e colorida.
Confira todas as atividades da Integração cultural: 465 anos da cidade de São Paulo, organizada pela Oficina Cultural Juan Serrano:
11:00 às 12:00: A Cultura popular tradicional paulista e suas facetas
12:00 às 15:00: Workshop Criando meu slime!
12:00 às 13:30: Aulão aberto de zumba
13:0030 às 14:30: Espetáculo Truque Food
14:00 às 15:30: Microfone aberto
14:30 às 16:00: Palhaço Pipoco e suas peripécias
16:00 às 17:00: Pelos olhos de Alice
SOBRE A OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO
A Oficina Cultural Juan Serrano realiza atividades voltadas para a formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e abrangem diversas áreas como tecnologia, artes plásticas, teatro, literatura, música, fotografia, dança e circo, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.