Vista por quase 20 mil pessoas desde que entrou em cartaz em outubro de 2018, a exposição “Os Planetas de Ziraldo”, que faz uma homenagem ao jornalista, escritor, cartazista, entrevistador, ilustrador, pintor e pai do “Menino Maluquinho” Ziraldo Alves Pinto, foi prorrogada até 29 de junho de 2019 na Casa Melhoramentos, novo espaço cultural localizado na Vila Romana.

 

Com curadoria de Daniela Thomas (cineasta, dramaturga e filha do cartunista) e da designer, produtora e fotógrafa Adriana Lins, a mostra fala sobre o fascínio do artista pelo universo e o quanto esse encantamento influenciou suas obras, como Flicts, O Planeta Lilás e O Pequeno Planeta Perdido a mais nova coleção Os Meninos dos Planetas. Outro ponto curioso da exposição é que o visitante poderá ver todo o processo criativo do autor, com seus originais e rabiscos.

 

Para o mês de junho a mostra preparou uma programação especial de despedida, com jogos, contação de história e até um arraiá dos planetas! Confira:

 

20 de junho (feriado)

15h – Planeta Fantástico, com Lili Antonelo: jogo que estimula reflexões através de questionamentos sobre o tema ambiental, buscando soluções e ideias que estimulam a imaginação para inventar um novo planeta (para maiores de 6 anos – 20 vagas)
16 horas – Cadê o Nan? O Nan onde é que está?, com Eloísa Arruda e Andréia Santos: os recursos naturais da Terra estão ameaçados! Para resolver esse problema, o menino Nan foi enviado ao espaço sideral, a um pequeno planeta muito, muito distante (livre – 20 vagas)

 

22 de junho

15 horas – Jogos dos Arquétipos, com Gabriela Scardone e Roberto Santos: o jogo convida a descobrir os arquétipos dos meninos dos planetas (da série de livros do Ziraldo) e seus símbolos, de uma maneira leve e divertida (para maiores de 8 anos)
16 horas – O menino que não tinha medo de brincar, com Clayton Nascimento: contação de história encenada a partir dos livros da série “Os meninos dos Planetas” de Ziraldo. Trata-se da história do Menino da Lua, que sonhava em fazer parte da “planeturma”, já que não tinha medo de brincar com o diferente (livre)
29 de junho

15 horas – Planeta Fantástico, com Lili Antonelo: jogo que estimula reflexões através de questionamentos sobre o tema ambiental, buscando soluções e ideias que estimulam a imaginação para inventar um novo planeta (para maiores de 6 anos – 20 vagas)
16 horas – Arraiá dos Planetas, com Amanda Preisig, Sandro Bueno, Thabata Vecchio e equipe educativo: uma visita que consiste em adentrar o espaço expositivo explorando o universo de Ziraldo através de uma ação poética cênico-musical, resgatando o repertório da cultura tradicional brasileira e fazendo uma releitura de um arraial junino (livre)