Programação a partir das 21h30:
– Mesa: “O que é cultura Ballroom?” com Simone Caliandra, Ákira Avalaxs e Bonnie Mutatis
– Show com Jup do Bairro
– Abertura das Categorias
O evento acontece no mesmo dia da 2ª Marcha do Orgulho Trans de São Paulo e antecede a 3ª Parada Preta. Idealizado pelo Coletivo Amem, o evento propõe a união da cultura Ballroom e o dialeto Pajubá, comunicações verbais e corporais criadas pela comunidade LGBTI+. A noite será composta por mesa de debate, competições (Ball) e performance da artista trans Jup do Bairro – O evento ainda celebra 50 anos da revolta de Stonewall, rebelião iniciada pelo movimento trans que deu origem a toda a luta por direitos LGBT no mundo.
O começo da noite será composto por uma mesa de discussões encabeçada por artistas e performers sobre a cultura Ballroom trazendo questões presentes nos dias de hoje, como as diferentes identidades de gênero e o protagonismo das travestis, pessoas trans e negras em movimentos políticos e sociais como o Stonewall, muitas vezes referenciados como conquistas apenas da população masculina e branca.
A conversa será seguida por uma performance da multi-artista Jup do Bairro que faz a abertura da Ball (competição aberta ao público) com doze categorias que incluem, melhor desfile, melhor vestimenta, categorias de voguing (estilo de dança surgido nas Balls inspirado pelas posições das modelos nas capas da revista Vogue) entre outras possibilidades de performance.