Sofia Maruci em “Monstro – tenho sonhado com homens”. Foto: Matheus Brant
Duas atrizes levam seus trabalhos de teatro para a Terça Aberta no Kasulo, no próximo dia 26 de julho, às 19h – Priscilla Kruger, encarna a personagem Julia, num contexto permeado por relações virtuais, em “declaro que li e concordo”, e Sofia Maruci, traz para a cena imagens de pesadelos recorrentes, em “Monstro – tenho sonhado com homens”. Após as apresentações, as artistas conversam com o público com mediação da atriz Janaina Leite, do Grupo XIX de Teatro, e da bailarina Vanessa Macedo, da Cia Fragmento de Dança, ambas curadoras do projeto. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser reservados no link: https://www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta.
Em “declaro que li e concordo”, a personagem, num diálogo com uma assistente virtual, percebe que o sistema de seu banco é capaz de detalhar cada passo de seu passado e prever suas decisões futuras. Diante de muitos dilemas, todos decorrentes de um afastamento e substituição do encontro real por interações majoritariamente on-line, ela encontra num grupo de apoio a pessoas solitárias, no WhatsApp, uma forma que se relacionar com o mundo, nesse caso, com o público, que participa da cena por mensagens instantâneas. Ana Evaristo responde pela produção, cenotécnica e operação de som.
Perseguições, assassinatos, decapitações e muito sangue: há alguns anos, Sofia Maruci é atormentada por sonhos envolvendo cenas de violência. Em “Monstro – tenho sonhado com homens”, o público testemunha a sua tentativa de elaborar corporalmente essas experiências aterradoras, fazendo uso de imagens do universo do horror. Assim, mimetizando gestos, expressões e movimentos de uma série de cenas de filmes, alternando entre a figura do monstro e das personagens femininas representadas, ela busca compreender qual o seu papel nesses pesadelos. A direção é de Vicente Antunes Ramos; Matheus Brant faz a luz e operação de vídeo.
Parte do projeto Danças para sonhar, sonhos para existir, realizado pela Cia Fragmento de Dança através do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, a Terça Aberta no Kasulo tem como proposta receber artistas para compartilhamento de trabalhos em processo de criação.
Serviço
- Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança
- 26/7 (terça-feira), das 19h às 21h
- Com: Priscilla Kruger (“declaro que li e concordo”) e Sofia Maruci (“Monstro – tenho sonhado com homens”).
- Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).
- Kasulo – Espaço de Cultura e Arte
- (Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro – Linha Vermelha – Tel: 11 3666 7238).
- Capacidade: 40 lugares
- Ingressos Gratuitos – Retirada antecipada https://www.ciafragmentodedanca.com.br/programacao-terca-aberta .
- Duração: 60 min. + bate-papo | Classificação Indicativa: 18 anos
www.ciafragmentodedanca.com.br
www.instagram.com/fragmentodedanca
www.facebook.com/CiaFragmentoDeDanca
Um pouco das artistas
Graduanda do curso de Arte-Teatro da UNESP e aprendiz de Atuação na SP Escola de Teatro, Priscilla Kruger desenvolve pesquisa em Teatro de Formas Animadas, desde 2019. Construiu a caixa de teatro lambe-lambe “É aqui a entrega?”, cujo tema é a “uberização” do trabalho. Integrou a direção coletiva do espetáculo “Violeta”, que aborda o tema do envelhecimento da mulher.
Sofia Maruci é formada em Artes Cênicas pela ECA – USP e integrou o Núcleo Experimental do SESI – SP. Pesquisa o universo do horror, tendo como foco a relação entre as personagens femininas e os monstros em filmes do gênero. Em 2020, realizou a vídeo-aula “Projeto Monstruoso: uma reflexão sobre as estruturas do gênero do horror”, pelo Proac Expresso Lab 42. Desde 2017, integra o Coletivo Karenin.