A nona edição do Projeto Latitudes apresenta a obra do artista Lavi Kasongo. O painel “Refúgios” remete à própria experiência de Kasongo como artista em condição de refúgio no Brasil, já que foi expulso da República Democrática do Congo, com a brutal guerra civil que há quase 20 anos assola o país.
A produção atual do artista incluiu paisagens, retratos e telas abstratas em óleo e acrílico com inspiração na África, nas ruas de Kinshasa e em suas novas experiências no Brasil.
Lavi Kasongo frequentou a Académie des Beux-Arts de Kinshasa, capital do Congo, e um dos centros urbanos e artísticos mais importantes da África Central, berço de artistas contemporâneos como Chéri Samba, Chéri Chérin, Jean Nsimba Mika e Pierre Bodo. Cursou a Quanta Academia de Artes em São Paulo e participou de exposições individuais e coletivas na Maison de France, no Congo, e na Galeria Olido, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Bazar Solidário Adus, Festa Multicultural Adus/Atados, Espaço de Arte Michigan, entre outros.