25

jun 2022

a

24

jul 2022

Representatividade: exposição no Ibirapuera exibe instalações poderosas.

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 21/07/2022 - 13:54:22

Crédito: IStock/@alffotoParque Ibirapuera é cenário de exposição ao ar livre

 

 

“Mostra 3M de Arte” reúne obras de Rincon Sapiência, Maria Thereza Alves, Denise Ferreira da Silva, Arjuna Neuman, DUDX e Augusto Leal.

 

Quem curte contemplar uma bela obra de arte ao ar livre vai amar a nova exposição no Parque Ibirapuera! Um dos locais mais queridinhos da cidade recebe a 11ª edição da“Mostra 3M de Arte”, que expõe cinco obras inéditas em grande formato.

O super evento acontece gratuitamente entre os dias 25 de junho e 24 de julho, com possibilidade de visitas diárias das 5h à meia noite. Você com certeza vai se impressionar!

Com curadoria de Camilla Rocha Campo, a mostra exibe trabalhos de quatro artistas convidados e dois selecionados por meio de um edital. Desta vez, o tema que norteou as instalações foi “Cor, Calor, Valor”, algo que remete ao corpo, à emoção e à memória de comunidades ancestrais.

Nesta edição, o destaque fica para a estreia de Rincon Sapiência no universo das artes plásticas. Ele montou a escultura “Ori, Defesas & Espadas”, uma pirâmide com três faces mascaradas: destruidora, criadora e preservadora.

A ideia foi construir um símbolo forte de representação histórica, com espadas-de-são-jorge ao topo, significando a proteção da mente e a conexão com a espiritualidade. Você pode contemplá-la perto do planetário.

Maria Thereza Alves reflete sobre a flora presente no Parque Ibirapuera em “Quando Aqui Era Aqui”. Hoje, muitas plantas possuem nomes de cientistas homens europeus, como uma forma de homenagem. No entanto, elas sempre cresceram em territórios indígenas, comumente negligenciados pela sociedade.

Assim, a artista espalhou 26 grandes placas pelo parque, mostrando os nomes das vegetações em guarani. Para ela, essa é uma maneira de repensar a colonização do Brasil. Para complementar a ação, está programado também um workshop ministrado por Ke´y Rusú Katupyry e Verá Poty Resakã sobre esse assunto.

A dupla Denise Ferreira da Silva e Arjuna Neuman apresenta “Conjurando”, instalação localizada às margens do lago. Estabelecendo um diálogo com o “Monumento às Bandeiras”, de Victor Brecheret, a obra é uma embarcação virada com uma vela de mais de 25 m². O trabalho foi feito em colaboração com as coletivas Periferia Segue Sangrando, de São Paulo, e Mulheres de Pedra, do Rio de Janeiro.

Ao redor da Praça da Paz está “Bibal”, obra idealizada por DUDX, um dos artistas selecionados por edital para compor a Mostra 3M de Arte. Ele criou um espaço de acolhimento para a comunidade LGBTQIA+ ao hastear 13 bandeiras com as cores do movimento. Sua intenção é fomentar o diálogo sobre identidade de gênero e sexualidade, mesmo em um local que ele acredita ser conservador.

Por fim, Augusto Leal, também escolhido via edital, problematiza as relações de poder e o funcionamento do racismo no Brasil. A instalação “O Jogo!” é formada por 24 traves de gol de madeira, em tonalidades, que variam do branco ao preto. Por meio da ludicidade, ele aborda como o mito da meritocracia justifica a violência de corpos negros.

Para acompanhar todas as novidades da Mostra 3M de Arte, fique ligade no Instagram @mostra3mdearte, no Facebook @Mostra3M e no site oficial do evento.

Data: 25/06/2022 até 24/07/2022
Horário: 05:00 às 00:00
Quando: Todos os dias
Valor: Grátis
Fonte: Catraca Livre
Local: Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana

Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.