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Samuel de Saboia

Postado por Redação Instituto Pinheiro em 07/02/2019 - 10:47:09

Criaturas que caminham entre a luz e a sombra, abarcando os dois lados dentro de si. Duais, se apresentam em formas diversas: são mensageiros e também guardiões. Os seres viventes, chamados de anjos no Velho Testamento, por vezes encantam e em outras tantas assustam. Em Guardiões, exposição pop-up inédita que o artista recifense Samuel de Saboia estreia na Emmathomas Galeria, no dia 31 de janeiro, eles surgem e são onipresentes. Com curadoria de Ana Carolina Ralston, a mostra faz parte do projeto que traz artistas convidados para expor no espaço expositivo do mezanino da galeria.

 

“Assim como as aparições inesperadas desses seres, as pinceladas de Saboia são repentinas, explosivas e voluntariosas”, comenta a curadora. “As cerdas deixam rastros de tinta, vezes acrílica, vezes óleo, que são revistas pelos seus próprios dedos, usados para pontilhar, suavizar ou trazer ainda mais emoção à tela”, complementa.

 

Saboia investiga e reinventa os seres viventes. Com gestos abstratos e viscerais de suas pinceladas, eles surgem em rituais indígenas, como O Pajé E A Lua (2018), ou ainda em cenas utópicas, como Crianças Estelares (2018), onde a união social não permite que minorias e maiorias sejam vilipendiadas por atos de injustiça. O artista pinta criaturas andróginas e pendulares entre dois mundos. “Se os anjos não possuem sexo, porque nós precisamos estabelecer um?”, questiona o artista, de 21 anos. “Como jovem e  negro, sou um corpo político”, afirma.

 

Saboia investiga e reinventa os seres viventes. Com gestos abstratos e viscerais de suas pinceladas, eles surgem em rituais indígenas, como O Pajé E A Lua (2018), ou ainda em cenas utópicas, como Crianças Estelares (2018), onde a união social não permite que minorias e maiorias sejam vilipendiadas por atos de injustiça. O artista pinta criaturas andróginas e pendulares entre dois mundos. “Se os anjos não possuem sexo, porque nós precisamos estabelecer um?”, questiona o artista, de 21 anos. “Como jovem e  negro, sou um corpo político”, afirma.

 

Saboia investiga e reinventa os seres viventes. Com gestos abstratos e viscerais de suas pinceladas, eles surgem em rituais indígenas, como O Pajé E A Lua (2018), ou ainda em cenas utópicas, como Crianças Estelares (2018), onde a união social não permite que minorias e maiorias sejam vilipendiadas por atos de injustiça. O artista pinta criaturas andróginas e pendulares entre dois mundos. “Se os anjos não possuem sexo, porque nós precisamos estabelecer um?”, questiona o artista, de 21 anos. “Como jovem e  negro, sou um corpo político”, afirma.

 

Bem como suas obras, as influências de Saboia são duais. Para além da educação familiar rígida, a infância na capital de Pernambuco, cidade luzente, trouxe a natureza suntuosa e a luz intensa para dentro da paleta usada pelo artista. “Samuel traz vermelhos, verdes e amarelos que pontuam as criações e criaturas, em contraposição aos hemisférios escuros, em preto e azul cobalto, simbolizando a claridade e a sombra que coexistem dentro de tudo e de todos nós”, diz Ralston.

 

Samuel age sem medo e experimenta diferentes suportes para dar vida a seu pensamento. Segue na busca por unir o corpóreo e o espiritual que coexistem em seu interior. Essa liberdade também aparece em Eu te amo, eu te amo, eu te amo, tapeçaria de 80 x 60 cm que o artista relembra a destreza de sua mãe –  uma de suas maiores guardiãs – quando tecia roupas para a família.

 

Guardiões é a primeira individual de Samuel de Saboia no Brasil. Pela primeira vez, o artista exibe esculturas de cerâmica fria, obras inéditas nas quais busca trazer os seres viventes para outra dimensão, na combinação de curvas e aspectos disformes.

Data: 07/02/2019 até 23/03/2019
Horário: 19:00 às 22:00
Quando: Segunda á Sábado
Valor: Grátis
Site/E-mail: www.emmathomas.com.br
Fonte: Emmathomas
Local: Emmathomas
Endereço: Alameda Franca, 1054 - Jardim Paulista
Telefone: (11) 3045-0755

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