O restaurante Sobrado da Cidade, inaugurado em agosto pela empresária Carla Esteves Teixeira, em um casarão histórico de 3 andares, é o novo ponto turístico e de gastronomia do Corredor Cultural do Centro do Rio, pela arquitetura original do século XIX e pelos pratos criados pelo Chef Gabriel Ribeiro, que tem formação francesa e que trabalhou na Cordon Bleu. A comida brasileira usa ingredientes conceituais como o melaço e a cachaça, comercializados no casarão em tempos passados, e temperos naturais. A arquitetura original e a decoração são um convite para fotos, eventos e uma selfie irresistível para quem passa na calçada. Além do cardápio especial, durante o almoço, o Menu Executivo oferece 2 opções de entradas, pratos principais e sobremesas, especialmente pensadas semanalmente pelo Chef.
O Sobrado da Cidade tem 450 metros quadrados, em 3 andares, datados de 1865. O centro do restaurante tem um pé direito de 23 metros de altura – parede original feita com pedras e óleo de baleia – e o teto é em acrílico para permitir a entrada do sol. Os azulejos são de origem holandesa. O local sempre abrigou negócios, foi armazém ( açúcar, aguardente, café, banha, farinha e outros itens de um armazém), hotel, sediou uma companhia marítima, foi residência do Barão Peixoto Serra.
No térreo existem mesas e um bar para bebidas e drinks, além de um lounge do Café Três Corações, com cafés especiais para consumo e compra em grãos, onde se conhece a história do café numa linha do tempo na mesa desse espaço.
No mezanino fica a adega de vinhos e um espaço com bar utilizado apenas para eventos.
No segundo andar há o espaço Black Princess – a cerveja favorita de D. Pedro II. Como tudo dentro do Sobrado tem história, ela veio para agregar valor ao contexto. Nesse espaço existe uma jukebox que serve para música ambiente e também para alegrar as festas realizadas naquele espaço.
“Antes de tudo, queríamos saber as memórias do prédio e, no mesmo dia, ligamos para duas historiadoras e encomendamos uma pesquisa sobre o local. São muitas memórias e elas fazem parte da nossa cultura. Machado de Assis passava pela rua do Rosário. Carmen Miranda morou na região. Princesa Isabel decretou a lei Áurea no paço Imperial. Tem histórias por todos os lados.
São 157 anos de memórias. Uma construção como a do Sobrado e de muitos outros prédios da região da praça XV são as raízes da nossa origem. Precisamos dar valor ao que nos proporciona resgate cultural”, conta Carla Esteves.
O Chef Gabriel Ribeiro
Chef Gabriel Ribeiro – formação em cozinha francesa. Trabalhou na Le Cordon Bleu. Ele não usa temperos artificiais, produz tudo no Sobrado da Cidade. Os temperos, molhos, pães, massas e outros itens usados no pré-preparo dos alimentos são produzidos no local. A base dos seus pratos leva 48h para ficar pronto. Tem muito respeito pelo alimento. Para ele, os ingredientes devem ser produzidos extraindo o máximo de seu potencial. O cuidado para não ter desperdício é uma premissa, zelando pelo aproveitamento do alimento. Os pratos são preparados na hora para cada cliente.
O estilo da comida – uma experiência gastronômica
Comida brasileira – os ingredientes que são usados para fazer os pratos, alguns são conceituais. Tipo a barriga de porco, em que é usada canjiquinha. Um alimento pouco explorado na culinária. Ele criou esse prato incluindo o melaço e a cachaça envelhecida para fazer referência aos itens que foram comercializados no casarão. Não é uma refeição, é uma experiência – Entrada, prato principal e sobremesa. Todos os pratos foram criados para que o cliente possa transitar por vários sabores.
“Queremos mostrar um pouco do valor que tem nossa história. Creio ser um dever nosso, como cidadão, preservar e levar a nossa origem aos mais novos. As vezes eu vejo as pessoas circulando pelas ruas encantadas com as construções. Esse encantamento, na minha opinião, é o sentimento de pertencimento. Somos oriundos daquele espaço. O Brasil tem sua história registrada naquele local”, finaliza Carla Esteves.
Horários:
De segunda a quarta das 11h às 18h
De quinta a sábado das 11h às 20h
Domingo 11h às 17h.