Depois de tempos trabalhando em diversos teatros e circos, cansadas dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaças decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. Este é o mote de Estupendo Circo di SóLadies, espetáculo circense para crianças e adultos que abre a Temporada Alfa Criança do Teatro Alfa no dia 27 de fevereiro, com sessões aos sábados e domingos às 16 horas. Até 4 de abril. Direção e encenação sã! o assinad as pelas três atrizes do grupo. “Como se trata de uma peça muito viva e atual, repensamos seu conteúdo, inclusive as músicas e as histórias infantis, diariamente para atualizar os temas”, diz Tatá.
Por meio da arte da palhaçaria e com a adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, com músicas, poesia e contos de fadas, as atrizes palhaças convidam a refletir, de forma lúdica e encantadora, sobre temas como diversidade e equidade de gênero. Em tom leve e divertido o Estupendo Circo di SóLadies dialoga e envolve os públicos de todas as idades. Com interação com a plateia, as palhaças levam o pensamento feminista promovendo uma trajetória cômica, divertindo crianças, jovens e adultos. Utilizando camadas simbólicas e através da comicidade, o grupo surpreende por trata! r de tema s que geralmente são considerados complexos, com delicadeza e poesia. “Por meio do riso, buscamos inspirar reflexões sobre o lugar da mulher em nossa sociedade, no circo, nas artes”, comenta Tatá Oliveira.
No ano passado, por conta da pandemia, Estupendo foi adaptado para o ambiente digital, inclusive no conteúdo, pois as palhaças costumavam interagir com o público, chegando perto, abraçando as pessoas. “É um espetáculo versátil, que podemos apresentar em teatros, praças e agora em ambiente digital”, conta Tatá, completando que encenam a peça até com o apoio do carro da companhia. “Montamos a cortina no carro, que fica sendo nossa coxia. Ele se transforma de acordo com o espaço”, fala Verônica Mello.
Um Circo feminista
Idealizado por Lilyan Teles e Tatá Oliveira, o Circo di SóLadies nasceu em 2013 a partir das inquietações em relação à desigualdade de gênero e à percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher tratando-se de comicidade e linguagem do palhaço. Em 2016, entraram as artistas Kelly Lima, Vanessa Rosa e Verônica Mello, ampliando o repertório do grupo.
Hoje fazem parte do grupo Kelly Lima, Tatá Oliveira e Veronica Mello – palhaças, atrizes, musicistas, pesquisadoras e realizadoras. O Circo di SóLadies é um circo em que artistas desenvolvem o repertório através do improviso e do jogo cênico com elementos fundamentais para a conexão e interação com o público, a conquista do estado da graça, do riso e da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.
Com uma dupla em cena, o espetáculo estreou em setembro de 2017 em equipamentos públicos da Prefeitura de São Paulo. Depois, já em formato de trio e com música ao vivo, apresentaram-se no Circuito Sesc de Artes pelo Interior de São Paulo, Itaú Cultural e unidades do Sesc pelo Brasil, além de festivais de circo e festivais feministas.
Ponto de venda sem taxa de conveniência
Bilheteria Teatro Alfa – Por recomendação dos órgãos de vigilância sanitária não haverá atendimento presencial. Por telefone – (11) 5693-4000 de segunda a sexta-feira das 11h às 16h pagamento com cartão de crédito.