Ambientada em uma sala preta com bancos, cadeiras, escadas de teatro e refletores, a peça “Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias” entra em cartaz, a partir de 28 de junho, no Sesc Bom Retiro. Encenada por  11 atores MC’s  – Fernanda D’Umbra, Georgette Fadel, Jairo Pereira, Luaa Gabanini, Lucienne Guedes, Nilcéia Vicente, Roberta Estrela D’Alva, Sérgio Siviero e Vinícius Meloni, Dani Nega e Eugênio Lima (sendo os dois últimos também djs da peça), do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, a montagem tem direção de Claudia Schapira.

 

A escolha metalinguística de Claudia de situar uma peça dentro da outra reforça traços da dramaturgia de Brecht. Segundo a diretora, o cenário é um grande esqueleto. “Não há musculatura, é tudo no osso – isso se destaca tanto nos elementos cênicos quanto nos figurinos, compostos por casacos longos, saias e adereços em tons variados de cinza, conta.

 

A peça é composta por 8 cenas e respectivos comentários, fora prólogo e epílogo, que discutem temas contemporâneos relacionado à ascensão do fascismo no mundo. Discussões sobre a flexibilização do porte de armas, o genocídio negro, a LGBTfobia, machismo e muitas outras violências cotidianas e institucionais se alternam e ganham forma a partir de textos falados e cantados , sendo uma característica relevante da linguagem deste coletivo:  o teatro hip-hop.

 

Sextas e sábados, 21h. Domingos, 18h. Dia 12/07 não haverá espetáculo.