Concerto | Jornadas
O conceito deste concerto partiu ao descobrir duas obras de compositoras mulheres ao mesmo tempo. Uma delas, da americana Libby Larsen, que quando a imaginar os retratos astrológicos hiper-românticos dos planetas de Gustav Holst, percebeu que nos 100 anos seguintes nossos conceitos dos planetas foram completamente alterados pelo uso da tecnologia científica. A sua obra “Terra (Holst Trope)” é um ensaio do espaço, imaginou-se movendo em direção à Terra a 200 milhas de distância, maravilhando-se com sua atmosfera efêmera, seus delicados azuis e cinzas, sua promessa de vida. Então, ao aproximar-se, detectou uma interferência surpreendente em sua ordem natural. Finalmente, ao sair novamente da órbita e voltando ao espaço, entoar um elogio à beleza da Terra.
A falta deste planeta essencial – a Terra, sempre me intrigou, e Libby preenche esta lacuna, e assim executaremos todos os planetas de nosso sistema solar, de Mercúrio a Netuno, incluindo a Terra.
E dessa forma nada melhor que a outra obra descoberta, ‘Scenes from a Voyage’ (Cenas de uma Viagem), o primeiro ‘single’ de Eunike Tanzil, para nos colocar na atmosfera desta grande viagem por todo nosso sistema solar. ‘Scenes from a Voyage’ foi estreada pela Orquestra Sinfônica de Indianápolis em março de 2024.
Eunike Tanzil (1998) é uma compositora indonésia radicada em Los Angeles. Sua aptidão musical abrange vários gêneros, incluindo música clássica, jazz e ‘world music’, enquanto suas composições são notavelmente caracterizadas por linhas melódicas líricas e progressões harmônicas emotivas, criando narrativas que ressoam profundamente com o público.
Wagner Polistchuk, regência
Programa
EUNIKE TANZIL
Scenes from a Voyage (5’)
LIBBY LARSEN
Earth (Holst Trope) (6’)
GUSTAV HOLST
Os Planetas, Op. 32 (50’)
Duração aproximada 60 minutos
Classificação livre para todos os públicos
Ingressos R$35,00 (inteira)
Programação sujeita a alteração