O pernambucano de nascimento e paulista por opção há mais de cinco décadas Toinho Melodia traz todo o samba de Paulibucano à Comedoria do Sesc Pompeia.
Além da narrativa e da atmosfera do disco, o repertório traz ainda releituras de clássicos do cancioneiro nacional e arranjos criados pelos dez músicos que seguem no palco. Especialmente para esta apresentação no Sesc Pompeia, Toinho recebe como convidado especial o bamba do samba carioca, Tantinho da Mangueira. Juntos no palco pela primeira vez, a dupla promete apresentar ao público as semelhanças e diferenças dos sambas paulista e carioca.
Embora tenha muitos anos de carreira dedicado às escolas de samba e às comunidades de samba de roda, foi só em 2018 que Toinho Melodia lançou seu primeiro disco, Paulibucano. O título é um neologismo que une dois estados de sua origem: Pernambucano por nascimento, Paulistano por adoção.
O álbum narra a trajetória do menino que deixa a periferia de Recife e vai se tornar compositor na maior cidade do país entre bambas do samba. Com arranjos do maestro Edson Alves e idealizado pelo jovem sambista e compositor Rodolfo Gomes, líder do Conjunto Picafumo, grupo que acompanha Toinho há mais de cinco anos, Paulibucano é samba paulista misturado às melodias nordestinas e a narrativa dos cordelistas.
O repertório do disco – e do show – é carregado de sotaque pernambucano misturado à urbanidade da São Paulo que o sambista viu crescer, vai do xote ao samba de terreiro, passando por suas diversas referências, parceiros, lugares e histórias.