O cantor e compositor baiano Tom Zé celebra três fases da sua carreira no show inédito Comemoração, que acontece no dia 17 de agosto, sábado, a partir das 22h na Casa Natura Musical. No espetáculo, o artista rememorará canções de três discos da sua extensa discografia, formada por 23 álbuns de estúdio: “Grande Liquidação” (1968), “Estudando o Samba” (1976) e “Nave
Maria” (1984).

 

A ideia do show surgiu depois de a Pitchfork, um dos principais portais de jornalismo musical dos Estados Unidos, classificar Grande Liquidação como um dos 200 melhores discos da década de 1960 — o álbum do brasileiro aparece na 111ª posição. O veículo ainda listou a faixa “Dói”, do disco Estudando o Samba” (1976), como uma das 200 melhores músicas da década de 1970 (191ª posição) e “Nave Maria”, do disco homônimo de 1984, como um das 200 melhores músicas da década de 1980.

 

Seu experimentalismo só foi assimilado pela crítica e público brasileiro muito tempo depois. O disco “Estudando o Samba”, inclusive, só ganhou a devida atenção depois de ter sido escutado pelo ex-Talking Head David Byrne, cuja gravadora lançou compilação de canções do brasileiro intitulada “The Best Of Tom Zé” nos Estados Unidos, onde a obra tem total sucesso de crítica e público — e o que ajudou a alavancar sua relevância em território nacional.

 

É considerado até hoje uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo se tornado uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil.