Segundo um novo estudo, foi encontrada água em estado sólido em crateras localizadas próximas as regiões polares do satélite natural. A descoberta foi feita pelo intermédio da espaçonave indiana Chandrayaan-1. No passado já havia sido cogitado a existência de água na lua, mas a confirmação só veio agora.

 

No norte e no sul, em áreas de sombra, foram encontradas formações de gelo. Isso foi possível utilizando linhas espectrais. Estas regiões da lua são extremamente frias, chegando a atingir temperaturas de cerca de -163ºC.  O elemento já havia sido encontrado em Marte, Mercúrio e no planeta anão Ceres, porém em maior abundância.

 

Água na Lua

A descoberta foi anunciada em um artigo na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, PNAS, na última segunda-feira, 20. O elemento foi encontrado em crateras nas regiões polares, em áreas que não recebem a luz do sol. No entanto, apenas cerca de 3,5 % da área sombreada da Lua possui gelo.

 

Mas o fato não deixa de ser menos empolgante, uma vez que essa água poderia ser utilizada em futuras missões no satélite. O estudo foi liderado por Shuai Li, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos. O gelo na Lua se formou a partir do acúmulo de compostos voláteis vindos do exterior.

 

“[…] No caso da Lua, a água veio de um agente externo. Por exemplo, da colisão de corpos ricos em água com a superfície lunar”, explica Enos Picazzio, astrônomo da Universidade de São Paulo. Os pesquisadores ainda não conseguem explicar porque a Lua possui menos gelo do que planetas como Marte e Ceres, mas acreditam que num futuro próximo eles consigam responder a esta pergunta.

 

A NASA deseja agora realizar missões direcionadas aos extremos da Lua para que assim possam ser feitas análises do gelo encontrado. A organização também deseja mensurar a profundidade dessas crateras e seus exatos tamanhos. E quem sabe no futuro, este gelo poderá servir para extrair água e manter as pessoas no satélite por mais tempo.

 

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de  compartilhar com os amigos.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.