A SpaceX mudou o que todos nós pensávamos sobre viagens espaciais. Fundada em 2002, ela é uma empresa de sistema aeroespaciais e de serviço de transporte espacial. Ela foi criada pelo empresário de tecnologia Elon Musk, que ocupa agora os cargos de CEO e designer-chefe. A SpaceX tem 6 mil funcionários e tem sua sede em Hawthorne, Califórnia. Toda estrutura da empresa conta com uma fábrica e um ambiente para lançamentos no sul do Texas.
De 2002 para cá, muitos experimentos, invenções espaciais, remodelagem e aterrissagens de testes rumo à Marte já aconteceram. A cada novo experimento a evolução é notavelmente vista. A empresa começou no período em que Elon Musk deu os primeiros passos em sua grande ambição de realizar missões em Marte. Mais de 15 anos depois, a SpaceX está muito além da fase de startups espaciais. E as evoluções são realmente significativas.
Desde a criação da SpaceX, Musk vem trabalhando na elaboração de estratégias e maquinários, que viabilizem seus planos de explorar e colonizar outros planetas, como Marte por exemplo.
Espaçonave
O empresário e sua empresa conseguiram evoluir tanto que a SpaceX fez história lançando dois astronautas para a Estação Espacial Internacional esse ano. O lançamento foi feito nove anos depois do último, que tinha acontecido em solo americano.
E claro que Musk não pararia por aí. Ele compartilhou na sua conta do Twitter uma foto da montagem dos dois protótipos de tanques para a sua nova espaçonave, a Starship. Basta comparar com os carros que estão na imagem para ver o quão gigante a espaçonave é.
Além disso, prestando bem atenção na imagem é possível perceber que tem engenheiros trabalhando no topo dos tanques. O que dá mais uma ideia do tamanho que eles são.
Quando a espaçonave estiver finalizada, ela deve ter quase 49 metros de altura e 10 metros de diâmetro, isso sem o impulsionador. Com o impulsionador o tamanho aumenta para mais de 121 metros. Somente os motores de foguete individuais tem mais de três metros de altura e 1,2 metro de diâmetro.
Futuro
Esse tamanho exorbitante da Starship tem um motivo. Ela é grande assim porque a SpaceX quer colocar dentro dela até 100 passageiros. Ou então 100 toneladas de carga para as viagens a lua ou talvez até Marte.
“Essa coisa vai decolar, voar cerca de 20 quilômetros, voltar e pousar em cerca de um a dois meses. Será realmente épico ver essa coisa gigante decolar e voltar”, disse Musk, no evento de lançamento da espaçonave que aconteceu em setembro de 2019.
O teste será realmente épico quando acontecer. E desde o lançamento do projeto, a empresa tem tido como objetivo construir um tanque que seja capaz de atingir pressões de aproximadamente 8,5 bar em níveis criogênicos. Isso é o suficiente parav oos humanos.
Mas até agora os resultados foram variados. A empresa conseguiu atingir 7,5 bar em temperatura ambiente, em janeiro desse ano. Mas um teste criogênico, que foi feito em março no protótipo e levou a uma explosão bem drástica.
O que nos resta é esperar até que a enorme espaçonave esteja pronta e seja lançada. Para fazer história e impressionar todo o mundo, assim como foi o lançamento da empresa para a Estação Espacial Internacional.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.