O Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB) foi instituido na quarta-feira (7) pelo Governo Federal, segundo o Diário Oficial da União. O CDPEB tem como objetivo fixar, por meio de resoluções, diretrizes e metas para a potencialização do programa e supervisionar a execução das medidas propostas. Ou seja: investimento para o programa espacial do Brasil.

 

Serão seis ministros de Estados que vão encabeçar o comitê: o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (coordenador); Chefe da Casa Civil da Presidência da República; ministros da Defesa, Relações Exteriores, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

A primeira reunião do CDPEB acontecerá dentro de trinta dias, a partir do dia 7 de fevereiro.

 

A restrição dos Estados Unidos está registrada em um telegrama que o Departamento de Estado enviou à sua embaixada em Brasília, em janeiro de 2009, onde escreve: “Não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil. … Queremos lembrar às autoridades ucranianas que os EUA não se opõem ao estabelecimento de uma plataforma de lançamentos em Alcântara, contanto que tal atividade não resulte na transferência de tecnologias de foguetes ao Brasil”.

 

Fonte: Tecmundo


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.