Na última terça-feira, 25, Greta Thunberg e Malala Yousafzai se conheceram pela primeira vez. O encontro entre as ativistas aconteceu na Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde a paquistanesa estuda.

 

Aos 17 anos, a adolescente que luta contra as mudanças climáticas usou as redes sociais para demonstrar sua alegria ao conhecer Malala, de 22 anos, ativista pelos direitos femininos e pela educação das mulheres. “Hoje eu conheci minha maior modelo. O que mais posso dizer?”, disse.

 

A paquistanesa usou as redes sociais para agradecer o carinho de Greta e o encontro, que foi celebrado por celebridades, como Priyanka Chopra e Reese Witherspoon, e até mesmo pela Unicef e pela UN Mulheres, que postaram respectivamente as seguintes mensagens: “e vocês são um modelo para nós” e “nós somos tão orgulhosas de vocês duas”.

 

A sueca está na Inglaterra para participar de uma paralisação escolar pelo clima na próxima sexta, 28, em Bristol. Thunberg foi indicada ao Nobel da Paz, prêmio que Malala recebeu em 2014. Nas redes sociais, contudo, é interessante observar como a ativista do clima já reúne alguns milhões de seguidores a mais que a paquistanesa. Não que isso represente uma competição, mas mostra como as realidades e as lutas das duas começaram de forma diferente, com a sueca praticando desde o início um ativismo bem mais focado na comoção online, que viralizou e alavancou sua luta offline.

 

Dua fortes mulheres, duas jovens ativistas, um encontro histórico.

 

Fonte: Capricho.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.