Traduzido para mais de 70 línguas, Harry Potter se tornou o terceiro livro mais lido do mundo, somando 450 milhões de cópias vendidas desde sua publicação em 1997. No Brasil, Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro volume da saga, foi lançado em 2000 pela Editora Rocco, que está publicando a saga novamente, em edição comemorativa de seus 20 anos no país.
Publicada pela primeira vez em 2018, nos Estados Unidos, a versão ilustrada por Brian Selznick, criador de A invenção de Hugo Cabret, foi finalmente traduzida para o português brasileiro e estará à venda a partir do dia 30 de abril.
A magia da nova edição está nos detalhes. Ao unir os exemplares lado a lado, uma grande ilustração se forma com personagens e elementos que representam a história. Além disso, o box com os sete livros traz ilustrações dos brasões das casas de Hogwarts, com os rostos de Harry no verso e de Voldemort no interior da caixa.
Harry Potter no Brasil
Hoje, o Brasil representa o sétimo maior mercado da saga, tendo vendido mais de 5 milhões de livros. “[Harry Potter e a Pedra Filosofal] estourou no exterior e corri com a tradução para lançar no Brasil”, lembra Paulo Rocco, fundador da Ediora Rocco, que completa 45 anos em 2020. “JK Rowling quebrou o paradigma de que jovem não lê e o mundo todo tem essa dívida com ela. Existe o antes e o depois de Harry Potter. Todos os dias nascem crianças e, mais cedo ou mais tarde, elas vão se deparar com a história mágica do bruxo e devorar os livros”, brinca.
A tradução feita pela editora através de Lia Wyler, tradutora falecida em 2018, teve um papel muito importante no sucesso que a história do bruxo fez no país. Foram criados em português 2.145 nomes de feitiços, personagens, lugares, objetos, títulos de livros, ingredientes de poções, entre outros termos que orientaram a tradução dos livros seguintes e dos filmes que viriam a ser lançados.
Para comemorar, a editora planeja organizar ações com os fãs no segundo semestre, em diversas capitais brasileiras. Além disso, um grande evento deve aocntecer em São Paulo, com um dia inteiro voltado para a saga com palestras, concursos, venda de produtos licenciados e mostras de cinema.
Fonte: Revista Galileu
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.