A Nasa divulgou três imagens reeditadas de Europa, lua do planeta Júpiter. Nas imagens, tiradas em 1998 pela sonda Galileo, podemos ver todos os detalhes do belíssimo corpo celeste.
A superfície de Eurpoa apresenta uma paisagem muito variada, que inclui cordilheiras, pequenas cúpulas arredondadas e espaços destruídos que os geólogos chamam de “terrenos do caos”.
Embora os dados capturados pela Galileo tenham mais de 20 anos, os cientistas estão usando técnicas modernas de edição de imagem para criar novas vistas da superfície da lua. Isso porque uma nova sonda, a Europa Clipper, será enviada para orbitar Júpiter em 2025 e fará dezenas de sobrevoos sobre Europa.
A Clipper terá o objetivo de aprender mais sobre o oceano abaixo da crosta gelada da lua e como essa camada interage com a superfície. A missão, prevista para ser lançada nos próximos anos, será o primeiro retorno a Europa desde a viagem de Galileo.
“Vimos apenas uma parte muito pequena da superfície de Europa nesta resolução. A Europa Clipper aumentará imensamente”, disse, em nota, a geóloga planetária Cynthia Phillips, do Jet Propulsion Laboratory, da Nasa.
Para obter a qualidade das imagens, a sonda Galileo fez várias fotos em preto e branco e outras coloridas para que elas fossem reunidas em uma foto só. Com a reedição, os cientistas da Nasa intensificaram as variações de cores para destacar diferentes composições químicas da superfície.
As áreas que aparecem em azul claro ou branco são feitas de gelo de água relativamente pura, e as áreas avermelhadas têm mais materiais que não são de gelo, como sais.
Cientistas vão usar as imagens para estudar sobre a formação da superfície de Europa. Com uma média de 40 a 90 milhões de anos, a superfície é muito mais nova que a própria lua, que se formou há 4,6 bilhões de anos. É mais um dos muitos fatos intrigantes sobre esse corpo celeste.
Fonte: Revista Galileu
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.