Na manhã deste sábado (29/08), um incêndio atingiu o Hospital Santa Luzia, que fica na Asa Sul, em Brasília, há 10 quilômetros do Palácio do Planalto. Por conta do alastramento do fogo no local, os pacientes internos do hospital precisaram ser retirados às pressas do local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo se iniciou por volta de 10h, na casa de máquinas do hospital, que está localizada no quinto andar.

Em pouco tempo, as chamas se tornaram altas e, juntamente com isso, uma grande nuvem de fumaça podia ser vista de longe. Porém, com um fogo que assustou muitas pessoas, os bombeiros logo conseguiram controlar o incêndio. Dessa forma, antes mesmo das 11h, as chamas já haviam sido controladas. Além disso, também foi informado que não houve feridos.

Ninguém ficou ferido e o incêndio foi rapidamente controlado

Hoje, às 10h11, o Corpo de Bombeiros da região recebeu uma chamada que falava de uma explosão na cobertura do Hospital Santa Luzia. Com esse cenário, o incêndio “foi rapidamente controlado pela Brigada de Incêndio e pelo Corpo de Bombeiros”, afirmou o hospital, em nota. Já com o chamado, foram enviadas 16 viaturas da corporação e outras seis da Polícia Militar.

Enquanto isso, parentes de internos aguardaram na calçada. No caso de doentes e outros internos, eles foram levados para o estacionamento do local com o auxílio de cadeiras de rodas e macas. Essa ação se tratou de “uma evacuação preventiva de pacientes, cumprindo corretamente o que determina o protocolo de segurança”, afirmou o hospital. Com isso, todos permaneceram em áreas abertas e distantes do fogo.

Ainda que tudo tenha saído bem, a filha de um paciente disse que a sirene de incêndio não foi acionada. Até o momento, o hospital não se manifestou sobre o assunto e o caso está sendo devidamente analisado. De toda forma, os bombeiros afirmaram que não motivos para se preocupar. Isso porque, “não faz parte do protocolo o acionamento de sirene em hospitais”, afirmou o Corpo de Bombeiros.

Os pacientes já foram reacomodados nos quartos

Em um vídeo feito nas proximidades, é possível entender compreender melhor o tamanho das chamas e da fumaça. Nas redes sociais, também há vários registros que mostram que a fumaça pôde ser vista em outros pontos da cidade.

Depois de combater o fogo, o Corpo de Bombeiros assegurou que o hospital estivesse em condições ideias para o retorno dos pacientes. Com isso, eles trabalharam no rescaldo e na ventilação do prédio. Logo, ao meio-dia, os pacientes começaram a ser reacomodados nos quartos, uma vez que os bombeiros autorizaram o retorno.

Por meio da nota, o Hospital Santa Luzia também explicou a causa do incêndio. Na cobertura do hospital, havia uma obra em andamento. Assim, o fogo teria se iniciado por conta de um equipamento instalado no telhado da unidade, uma espécie de antena. Com o fogo controlado, os doentes voltaram para seus quartos. Segundo os bombeiros, o incêndio atingiu três andares, mas, felizmente, não deixou feridos. Desse modo, “todos já retornaram ao hospital”, afirmou o hospital.

 

Fonte: UOL


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.