Origem
O pod (jamais chamado de “BatPod” ao longo dos filmes) é um módulo de fuga em duas rodas do Tumbler, o carro fortificado criado por Lucius Fox, das Empresas Wayne. Essa “moto” é particularmente útil quando Batman precisa trafegar em espaços reduzidos ou quando o automóvel sofreu danos graves e precisa ser abandonado.
Comprimento 3,7 m
Largura 1,09 m
Peso 348 kg
Velocidade máxima 320 km/h
1) Rodas
Giram contra os eixos normais, o que permite mudanças instantâneas de direção. Além disso estão conectadas por uma estrutura hidráulica que permite ao piloto sustentar o eixo e manter o controle mesmo em altas velocidades e em terrenos variados. Como o Tumbler, o Pod tem um gancho para prendê-lo em outros veículos ou auxiliar em curvas fechadas.
2) Motor
Um motor principal de cilindro único de alto desempenho é refrigerado com água e, para melhorar a aceleração, é engrenado na parte inferior do Batpod. Há ainda um motor adjacente na roda traseira. Ambos são sincronizados por um sistema pré-programado, mas há também um pequeno computador de bordo.
3) Piloto
Fica apoiado de barriga sobre o tanque de combustível. A posição traz importantes vantagens: minimiza a exposição a tiros, reduz o atrito com o ar (aumentando, assim, a velocidade) e ainda permite a passagem sob placas e outros obstáculos baixos.
Nas gravações
Assim como o Tumbler, o BatPod foi criado pelo designer de produção da trilogia O Cavaleiro das Trevas, Nathan Crowley, com orientação do diretor, Christopher Nolan. Crowley também construiu um protótipo para que tivesse uma interação mais realista com os cenários e em frente às câmeras. Ainda assim, apenas um dublê conseguiu conduzir a moto nas cenas.
Fonte: Mundo Estranho.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.